out 27, 2021

FIEPE Ambiental discute Logística Reversa de eletroeletrônicos

O Conselho Temático de Meio Ambiente (Contema) realizou, nesta terça-feira (26.10), mais uma edição do FIEPE Ambiental. Com o tema Resíduos Eletroeletrônicos: Panorama de Geração x Alternativa de Logística Reversa, o encontro, conduzido pelo presidente do Conselho, Anísio Coelho, contou com a participação do gerente executivo da Green Eletron e gestor de Logística Reversa para Eletroeletrônicos, Ademir Brescansin, e do CEO da REEECicle e fundador do Centro de Recondicionamento de Computadores do Recife, Sávio França, que apresentaram palestra sobre o assunto.

Durante o encontro, transmitido de forma on-line a partir da Casa da Indústria, Anísio Coelho ressaltou que, embora ainda haja muitos desafios, a logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social e, portanto, é fundamental que haja tenha uma infraestrutura e um investimento maior. “Precisamos levar informações para o consumidor final, não somente para o poder público ou a entidades privadas. A sociedade precisa estar atualizada para que possa dar a destinação de maneira correta e no local correto, pois esse recurso pode ser reutilizado ou reprocessado”, destacou.

O palestrante Ademir Brescansin reforçou que a logística reversa é uma necessidade ambiental e social, uma vez que o Brasil é o 5º maior produtor de lixo eletroeletrônico no mundo. “Sabemos da escassez de recursos do nosso planeta e desperdiçamos uma série de materiais que os eletroeletrônicos têm em sua composição e que podem ser reintroduzidos na cadeia produtiva como eletroeletrônico novamente ou como outro produto”, explicou Ademir.

Durante a sua palestra, Sávio França mostrou como a sua empresa, no Recife, funciona e aproveitou para incentivar os empreendedores a melhorarem o aspecto sustentável das suas empresas por meio da logística reversa. “É preciso perceber a importância do tema e do reuso dos materiais”, destacou Sávio, cuja empresa já conta com 25 ecopontos instalados na Região Metropolitana do Recife (RMR), além do serviço de delivery reverso.