Compliance



Compliance
O Programa de Compliance do Sistema Fiepe evoluiu significativamente. Longe de ser apenas uma questão de seguir regras e evitar penalidades, o programa se consolidou como um pilar estratégico que impulsiona o crescimento e a sustentabilidade da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco – FIEPE, do Centro das Indústrias do Estado de Pernambuco – CIEPE, do Núcleo Regional de Pernambuco do Instituto Euvaldo Lodi – IEL/PE e dos Departamentos Regionais de Pernambuco do Serviço Social da Indústria (SESI/PE) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/PE).
Atualmente, o Programa vai além da conformidade, tendo como foco a construção de uma cultura de ética, de integridade e de transparência em todos os níveis dessas instituições. Isso significa capacitar os colaboradores a tomarem decisões corretas, a agirem de forma responsável e entenderem como suas ações impactam no negócio do Sistema FIEPE, bem como executar ações de monitoramento de processos com o objetivo de sugerir continuamente a implementação de melhorias.
Ao integrar o compliance à estratégia de negócio, o Sistema FIEPE eleva sua confiabilidade perante os seus clientes, o Estado, a sociedade e, sobretudo, a indústria pernambucana. Além disso, por meio do gerenciamento dos riscos de integridade, eleva-se a proteção reputacional dessas instituições e contribui para um ambiente de trabalho mais justo e seguro.
Em essência, o Programa de Compliance se tornou uma vantagem competitiva que constrói valor a longo prazo.
Bruno Veloso – Presidente do Sistema FIEPE.
O Programa de Compliance do Sistema FIEPE está estruturado em três grandes processos: Prevenir, Detectar e Responder. E, sustentado por 7 pilares que orientam as ações e fortalecem a cultura de integridade na organização. São eles:


1. Avaliação dos Riscos de Integridade – identificação e análise de riscos que possam comprometer a ética, a legalidade e a imagem da organização;
2. Códigos, Políticas e Normativos – normativos internos que orientam a conduta dos colaboradores e estabelecem diretrizes claras para a atuação institucional;
3. Comunicação, Treinamento & Desenvolvimento e Disseminação da Cultura de Integridade – ações educativas, de desenvolvimento e de sensibilização para promover a ética e a conformidade no cotidiano;
4. Canais de Atendimento – mecanismos seguros e acessíveis para acolher dúvidas, denúncias e manifestações relacionadas à integridade;
5. Diligências – procedimentos de verificação e análise de integridade;
6. Monitoramento e Controle – ações contínuas de acompanhamento e fiscalização do cumprimento das normas e práticas internas;
7. Ações de Correção e Melhoria Contínua – medidas voltadas à correção de falhas, prevenção de reincidências e aperfeiçoamento do programa.
CONTATOS:
Para outras informações sobre Compliance entre em contato conosco:
Renato Henrique Barbosa de Oliveira Filho – Gestor de Integridade e Compliance
Telefone: (81) 3202-9309
compliance@sistemafiepe.org.br
Políticas e cartilhas que devem continuar:
– Cartilha de Conduta para Colaboradores
– Cartilha de Prevenção ao Assédio e Discriminação
– Código de Conduta de Ética
– Código de Conduta de Fornecedores
– Política Anticorrupção
– Política de Brindes e Hospitalidades
– Política de Conflito de Interesses
– Política de Due Diligence
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Priscila Tibúrcio
Telefone: (81) 3412.8529














