Notícias

Notícias

dez 30, 2020

Crise da pandemia reduz déficit da balança de PE

Na corrida para o encerramento de 2020, a balança comercial de Pernambuco vem apresentando uma estabilidade nas exportações e quedas abruptas nas importações. Isso quer dizer que o Estado vem conseguindo reduzir o déficit histórico de sua balança em 51,4% entre janeiro e novembro deste ano, na comparação com 2019. A retração na importação de combustível, óleos e automóveis foi um dos fatores para este novo cenário.

“Por conta da crise do coranavírus, esses produtos deixaram de ser demandados em larga escala pelo mercado interno pernambucano, sobretudo pelo o de automóveis, já que as montadoras deixaram de fabricar e, consequentemente, frearam suas vendas para o Brasil e para o nosso estado”, analisou o gerente de Relações Industriais da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Maurício Laranjeira.

Quando os números das importações são analisados mês a mês, percebe-se que quase todos os meses foram de queda, o que gerou uma redução total próxima a 36% na comparação com o mesmo período do ano passado. Já as exportações oscilaram bastante, mas se mantiveram em alta e sinalizaram incremento de 5% no mesmo intervalo analisado.

Boa parte desses resultados se deve à relação comercial de Pernambuco com países como Cingapura, Argentina, Estados Unidos e China, que, mesmo diante de uma crise sanitária mundial, se manteve estreita e propícia ao negócio. “A Cingapura é um mercado novo, que acontece em razão da exportação de óleo combustível com baixo teor de enxofre. Então, tudo que é novo é importante porque tem a possibilidade de ampliar as vendas para outros produtos. Já os Estados Unidos, a Argentina e a China são parceiros clássicos, sendo os dois primeiros na exportação e importação e o terceiro na importação, ao qual dependemos em abastecimento de insumos – uma das tantas dificuldades durante o período de retomada”, justificou Laranjeira.

compartilhe

A FIEPE usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.