jun 01, 2022

A ESG no foco do FIEPE Ambiental

Em mais uma iniciativa do Conselho Temático de Meio Ambiente (Contema), foi realizado mais um FIEPE Ambiental nesta terça-feira (31), com transmissão a partir da Casa da Indústria. Com a temática sobre ESG (Environmental, Social e Governance) como estratégia de negócio empresarial, o encontro virtual reuniu Francisco Castro e Marcela Miranda para um bate papo sobre o assunto.

O presidente do Contema, Anísio Coelho, destacou a importância de se promover esse evento, sobretudo para se discutir as melhores práticas ambientais dentro dos negócios, e também fez menção à situação das chuvas em Pernambuco.

O primeiro palestrante a falar foi Francisco Castro, mestre em Direito Comunitário e Europeu e auditor líder em entidades certificadoras. Em sua explanação, ele falou sobre a necessidade de se implementar um compliance ambiental, a fim de adequar as normas vigentes assumindo uma postura de prevenção de riscos e passivos desnecessários. Ele citou ainda o ciclo de vida do produto e detalhes da legislação brasileira no alcance ao meio ambiente.

Já Marcela Miranda, gerente de Sustentabilidade na Abinee, trouxe abordagens sobre a ESG e como se dá a sua aplicabilidade na indústria elétrica e eletrônica. Na visão dela, as empresas que implementaram essas práticas têm metas mais claras e objetivas para, inclusive, fazer o uso da energia renovável em todas as suas operações.