maio 20, 2019

Acesso a recursos é foco de reunião com BNB

O presidente em exercício do Sistema FIEPE, Alexandre Valença, e os empresários do setor industrial se reuniram com o superintendente do Banco do Nordeste em Pernambuco, Ernesto Cruz, nesta segunda-feira (20). Na pauta, as projeções de aplicações para 2019 e o acesso a crédito pelas micro e pequenas empresas do segmento. A meta de aplicações do banco para este ano é de R$ 3,2 bilhões, sendo R$ 1,2 bilhão para a infraestrutura e o restante dividido para comércio, serviços, agropecuária e indústria.

“Sabemos que os últimos anos não foram fáceis para a economia, o que, naturalmente, afetou o apetite das empresas para investir. No entanto, e apesar do cenário que se apresenta para este ano com (ainda) as pautas travadas no Congresso Nacional, queremos estimular o desenvolvimento e desburocratizar o acesso ao crédito para as empresas com o objetivo de estimular a economia”, disse Cruz.

Na oportunidade, os empresários reconheceram o empenho do banco ao destravar investimentos importantes para o mercado, porém destacaram a importância de os recursos chegarem com a mesma agilidade para os pequenos negócios industriais. A fim de estreitar essa comunicação, foi proposto na ocasião que a FIEPE identificasse as empresas (associadas aos sindicatos filiados) com interesse em captar recursos a juros competitivos no mercado. A alternativa foi vista com bons olhos pela instituição financeira, que demonstrou interesse em atender aos pequenos negócios – maior parcela de empresas ligadas à FIEPE.

Em 2018, R$ 4,6 bilhões do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE) foram liberados para o Estado. A projeção deste ano é menor em função da instabilidade econômica e menor projeção do crescimento do PIB.