Notícias

Notícias

maio 20, 2022

Balança comercial de abril é divulgada pela FIEPE

As exportações pernambucanas registraram o melhor resultado acumulado de janeiro a abril de sua história. Desde quando se iniciou a série histórica, em 1997, alcançamos US$ 821,1 milhões em valor exportado, um crescimento de 28,5%, em relação ao acumulado de 2021. Dentre os principais produtos exportados estão o óleo combustível – com destino à Singapura, representando 43% das exportações –, poli tereftalato de etileno e automóveis, majoritariamente para parceiros da América Latina.

Já as importações apresentaram o quinto melhor resultado acumulado de janeiro a abril, com um crescimento de 15% em comparação com o mesmo período de 2021, no valor de US$ 2,1 bilhões importados. A cifra foi impulsionada, principalmente, pelas importações de propanos liquefeitos, querosenes de aviação e caixas de marcha.

Na análise conjuntural, o Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEPE reforça as perspectivas para “A Conferência Ministerial 12”, da Organização Mundial do Comércio (OMC), que ocorrerá em junho de 2022, em Genebra. Em visita recente da diretora geral da OMC à FIESP foi entregue um documento, elaborado pela CNI, abordando 14 grandes temas que considera fundamentais para a melhoria do ambiente internacional de negócios com destaque para três assuntos prioritários: destravamento do Órgão de Apelação, que está paralisado; combate aos subsídios e facilitação de investimentos.

O CIN-PE esteve presente no evento representando a FIEPE. O Brasil é um dos países mais ativos na OMC, principalmente dos setores de café, carne bovina, aço, aéreo, algodão, frango e açúcar, sendo esses dois últimos produtos presentes e relevantes na pauta de exportações de Pernambuco.

compartilhe

A FIEPE usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.