ago 30, 2022

Bioeconomia e Empreendedorismo em debate no FIEPE Ambiental

O Conselho Temático de Meio Ambiente (Contema) realizou mais uma edição do seu FIEPE Ambiental, nesta terça-feira (30), com transmissão a partir da Casa da Indústria. Com o tema “Bioeconomia e Empreendedorismo: um ecossistema de inovação e impacto”, o evento reuniu participantes na modalidade online e ao vivo para discutir as temáticas.

Na abertura, o presidente do Contema, Anísio Coelho, destacou a relevância dos temas e de como eles vêm afetando os diversos países e regiões. “Tenhamos que analisar as mudanças de postura e sabemos que temos muitas oportunidades que podemos aproveitar do Brasil, sobretudo para contribuir ao Meio Ambiente, bem como na geração de emprego e na bioeconomia, que é algo que aponta para o futuro”, disse.

O primeiro a falar foi o biólogo Bruno Rodrigues, que tem doutorado em Biologia Vegetal e é sócio na VerdiEra Sustentabilidade. Na oportunidade, ele falou das mudanças climáticas ao redor do mundo, em especial no Paquistão, e de como elas vêm gerando uma onda de calor e devastação em lavouras e pastagens.

Ele ressaltou também uma série de medidas que estão sendo tomadas pelas empresas, a fim de diminuir as pegadas ecológicas, e de como VerdiEra pode contribuir na sustentabilização de hábitos para pessoas e processos produtivos, por meio de soluções como compostagem, coleta verdi e caborno neutro.

Já o gerente de Recursos Naturais da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Mário Cardoso, trouxe detalhes da agenda de sustentabilidade da CNI, de como funciona a gerência executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade, dos estudos e publicações da entidade.

Cardoso destacou ainda como a instituição vem observando a Bioeconomia como uma oportunidade de negócios, indicando ferramentas para a atuação no setor, além de ter reforçado também a necessidade de haver recomendações relacionadas à regulamentação do tema, desenvolvimento científico e tecnológico e investimentos – já que esperam impulsionar essa agenda no Brasil.