maio 20, 2022

Buscando estreitar o comércio bilateral, embaixador da Itália no Brasil visita a FIEPE

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Ricardo Essinger, recebeu a visita de cortesia do embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, e da cônsul do país no Recife, Nicoletta Fioroni. Na visita, assuntos como prospecção de negócios, benefícios fiscais para as indústrias italianas no Brasil e a realização de feiras e missões foram abordados.

Essinger destacou as potencialidades de Pernambuco e falou das soluções em inteligência comercial que a Federação dispõe para os negócios internacionais. Além disso, o presidente falou sobre a balança comercial local, que é, historicamente, deficitária e que poderia ser impulsionada se oportunidades de negócios fossem criadas.

A reunião também foi importante para tratar sobre temas como o fluxo do comércio bilateral com Brasil, cujas exportações são, majoritariamente, de produtos para indústria automobilística, medicamentos, alimentos e bebidas, e as importações são de commodities, a exemplo de celulose, café, minério de ferro, soja, carne e petróleo.

Em Pernambuco, as exportações estão concentradas no setor automobilístico com a exportação de automóveis por meio da montadora Stellantis, instalada no município de Goiana. No âmbito da importação, falou-se sobre a compra de couro, borracha, automóveis, manga e alumínio do mercado pernambucano.

O diretor financeiro da FIEPE, Felipe Coêlho, também fez algumas considerações sobre a importância da FIEPE no que diz respeito ao fortalecimento do mercado entre o estado e o país europeu, a partir do fortalecimento do Centro Internacional de Negócios (CIN) e da criação do Observatório da Indústria.

Participaram também do encontro o 2º vice-presidente, José Antônio de Lucas Simón, o diretor administrativo da FIEPE, Bruno Veloso, o presidente do CIEPE e vice-presidente da FIEPE, Massimo Cadorin, e o superintendente da FIEPE e do IEL-PE, Israel Erlich.