abr 13, 2023

Comitiva de deputados visitam a FIEPE

Deputados estaduais estiveram, nesta quarta-feira, na Casa da Indústria, em reunião com a diretoria da FIEPE para conhecer os serviços e a atuação da Federação, SESI-PE, SENAI-PE e IEL-PE em prol da indústria e da sociedade pernambucana. Para o presidente Ricardo Essinger, uma ocasião importante para aproximar ainda mais o setor produtivo do legislativo estadual. “Pernambuco precisa retomar o desenvolvimento industrial e o protagonismo econômico que já desempenhou e, para isso, precisa de melhorias no ambiente de negócios. Nesse sentido, precisaremos muito do apoio dos deputados em votações na Assembleia Legislativa”, destacou.

Para o deputado Eriberto Filho, um dos articuladores do encontro, a parceria com a FIEPE já é uma prática que precisa ser mantida. “Esse relacionamento do legislativo estadual com a Federação já vinha sendo praticado pelo meu pai, Eriberto Medeiros, e sempre se mostrou muito produtiva para o Estado”, lembrou.

Em seu primeiro mandato como deputado, o ex-presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) José Patriota elogiou as ações do sistema FIEPE. “Somente de forma integrada e com investimentos, como esses que o Sistema FIEPE têm feito na educação básica e profissional, poderemos melhorar a realidade da nossa sociedade”, defendeu.

Já o deputado Antônio Coelho alertou para os riscos trazidos com a criação ou manutenção de impostos e defendeu redução. “Com o aumento da carga tributária trazemos impactos para o contribuinte, dificultando ainda mais a geração de emprego e renda”, explicou. As novas parcerias com o Sistema FIEPE e a possibilidade conquistada, ontem, na Alepe, sobre a autonomia de legislar sobre tributos (PEC Desarquivada nº 01/2019) foram temas abordados ainda pelos deputados Luciano Duque e Kaio Maniçoba.

O diretor Administrativo da FIEPE, Bruno Veloso, agradeceu a iniciativa da visita dos deputados e ressaltou: “É muito importante que esse diálogo seja sempre muito estreito. Muitas vezes são votados projetos para atração de investimentos que, na verdade, promovem uma concorrência predatória que prejudicam a indústria local, que poderia ser evitado se discutido previamente com o setor produtivo”.

Estiveram presentes ainda os deputados Francismar Pontes e Claudiano Martins Filho, o 3º Vice-presidente da FIEPE, Renato Cunha; o 2º diretor Administrativo, Ricardo Heráclio, e os diretores Anísio Coelho, Rubem Martins, Rodrigo Veloso, Fernando Teixeira e Otiniel Gerôncio. Além dos superintendentes da FIEPE e IEL-PE, Israel Erlich; do SESI-PE, Cláudia Cartaxo; e do Centro de Serviços Compartilhados, Fábio de Pádua; a diretora Comercial do Sistema FIEPE, Tatiana Sá Pereira; e o gerente de Negócios e Parcerias do SENAI-PE, Ernani Azevedo, e equipes técnicas do Sistema FIEPE.