mar 12, 2021

Conexão FIEPE – o que muda com as reformas?

Dentro das iniciativas em prol da Defesa da Indústria, a FIEPE realizou mais um Conexão FIEPE, nesta quarta-feira (10). Mediada pelo gerente de Relações Industrias da Federação, Maurício Laranjeira, o encontro reuniu o superintendente de Economia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Renato da Fonseca, e o gerente de Política Econômica da CNI, Mário Sergio Carraro Telles, para uma live.

Primeiro a falar, Fonseca trouxe um rápido panorama do País e o que nos fez chegar até o cenário atual de crise, com aumento dos custos produtivos, falta de apetite das famílias para o consumo – o que impacta na cadeia produtiva – e frustação com a nova onda de Covid-19, que frearam a perspectiva de retomada da economia para o primeiro semestre de 2021.

Por isso, ele reiterou a necessidade de reformas que criem um espaço mais igualitário para todos os setores, entendendo que a força da agropecuária não é suficiente para carregar o Brasil nas costas, tampouco para compensar a queda na indústria. “A cada R$1,00 produzido na Agropecuária é gerado mais R$0,75 na economia brasileira. No caso da Indústria, cada R$1,00 produzido gera mais R$ 1,67 na economia brasileira, ou seja, o aumento na produção industrial mais que dobra o PIB. No setor de serviços, incluindo comércio, um aumento de R$1,00 gera um aumento adicional de R$0,49 na economia”, analisou.

Para ele, a recuperação do crescimento da indústria passa por ações dentro e fora das empresas industriais, sobretudo a partir do fortalecimento de uma Política Industrial, de Inovação e de Comércio Exterior.

Já Telles, reforçou a necessidade da atenção dos setores produtivos e do parlamento para a aprovação de pautas estruturantes, como as reformas tributária e administrativa. Segundo ele, ambas trarão competitividade à indústria e crescimento no longo prazo para todos os setores econômicos, chamando atenção para o fato de essa uma batalha ser do País e não de um único setor. Se você perdeu, terá a chance de assistir por aqui https://www.youtube.com/watch?v=IcqGZR1TahQ.