Notícias

Notícias

abr 03, 2023

Confiança do empresário industrial de Pernambuco cresce em março

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de Pernambuco cresceu no mês de março. Essa é a segunda vez que ele apresentou elevação este ano, avançando 0,5 ponto percentual e chegando aos 56 pontos. Apesar de ter sido um crescimento menor, se comparado ao de fevereiro, a confiança dos empresários permanece positiva.

De acordo com o economista da FIEPE, Cézar Andrade, essa melhora tem a ver também com os efeitos das festividades do Carnaval e da Semana Santa. “No fim do ano passado, havia uma insegurança grande em razão das eleições, o que fez com que o futuro se tornasse um ponto frágil e incerto para os empresários. Agora, depois do aquecimento motivado por essas festas, eles se sentem mais otimistas e veem suas produções se aquecerem”, contou.

Com esse resultado, o índice estadual ficou acima da média histórica, que é de 55,78 pontos. Já com relação ao indicador nacional, o ICEI apresentou queda de 0,7 ponto percentual no mês em questão e atingiu 49,9 pontos, voltando ao cenário de desconfiança.

Na visão de Andrade, é importante analisar os indicadores das ‘condições atuais’ e o de ‘expectativas’ para entender o motivo da pequena elevação no mês de março. O índice de Condições Atuais, que capta a avaliação dos empresários da indústria sobre a situação corrente dos negócios, apresentou queda na passagem mensal, atingindo 45,6 pontos, ou seja, a confiança do empresário industrial está ainda mais abalada em relação às condições atuais da economia.

O que puxou o resultado para cima foi o sentimento deles em relação ao futuro. O índice de Expectativas dos empresários, de maneira geral, é o que eleva a confiança do empresário industrial de Pernambuco, visto que tem permanecido bem acima dos 50 pontos. No mês em questão, o índice de Expectativas subiu 1,5 ponto, passando de 57,3 para 58,8 pontos, ficando ainda mais distante da linha divisória dos 50 pontos, revelando otimismo dos empresários pernambucanos para os próximos seis meses.

compartilhe

A FIEPE usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.