Notícias

Notícias

jul 08, 2022

Contema apresenta balanço do semestre e discute próximas ações na primeira reunião ordinária do ano

O Conselho Temático de Meio Ambiente (Contema) da FIEPE realizou, nesta quinta-feira (07), a sua primeira reunião ordinária deste ano, na Casa da Indústria. Ao longo do encontro, liderado pelo presidente do Contema, Anísio Coelho, foram discutidos temas relevantes para o desenvolvimento sustentável das indústrias locais, a exemplo da importância do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos Industriais (PGRSI). Além disso, também foram apresentados e discutidos os próximos projetos a serem executados pelo conselho, a exemplo da próxima edição do FIEPE Ambiental, marcada para o próximo dia 21 de julho, que abordará os créditos de reciclagem.

Pesquisadora do Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Meio Ambiente, Fátima Brayner foi convidada para dialogar sobre o PGRSI. A especialista elencou dados relativos à problemática do descarte de resíduos sólidos, refletindo sobre o papel do setor industrial nesse cenário. “O problema acomete desde segmentos mais consolidados até àquelas empresas inseridas no contexto da Indústria 4.0. As indústrias podem criar oportunidades diante de todo aparato formal que temos e o que eu vejo é que precisamos, efetivamente, nos reposicionar”, opinou.

O presidente Anísio Coelho ressaltou que é necessário reunir informações e pesquisas atualizadas sobre a temática e conversar com o segmento industrial acerca das dificuldades relacionadas ao cumprimento do PGRSI. “O Brasil tem um arcabouço legislativo muito bom na área ambiental, mas isso fica no papel. Transformar a lei em prática no dia a dia é nosso desafio”, refletiu. Entre os encaminhamentos relativos ao assunto, pontuou-se a necessidade de estreitar o diálogo com a CPRH.

Também foi realizado um balanço acerca das ações realizadas pelo Contema no primeiro semestre desse ano, como a participação na Cirsol e a realização de quatro edições do FIEPE Ambiental – todas com alto índice de aprovação. No que diz respeito às ações futuras, foram discutidas temáticas para serem abordadas no VIII Seminário de Energia Elétrica e Recursos Hídricos, marcado para 29 de setembro, e repassadas informações acerca da Consultoria em ESG que será oferecida para 10 empresas no próximo mês de agosto, em parceria com o SEBRAE.

Ainda, o gerente de Relações Industriais da FIEPE, Abraão Rodrigues, apresentou detalhes acerca da Missão Nacional de Sustentabilidade que será realizada pelo Contema entre os dias 21 e 25 de agosto, em Cuiabá. Além de visita ao Centro SEBRAE de Sustentabilidade e à Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso (FIEMT), a missão contemplará, ainda, a participação no evento ESG nos Pequenos Negócios. Os empresários do conselho interessados em participar da missão devem entrar em contato com a GERI até o próximo dia 18 deste mês.

compartilhe

A FIEPE usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.