dez 15, 2021

Contema faz balanço do ano e projeta atividades para 2022

O Conselho Temático de Meio Ambiente (Contema) da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) realizou a sua terceira e última reunião ordinária do ano, nesta terça-feira (14), na Casa da Indústria. Assuntos como o sucesso do Seminário de Energia deste ano, a proposta do programa Mais Energia, Menos Custos e os resultados das reuniões ordinárias foram tratados na ocasião.

Para o presidente do Contema, Anísio Coelho, o grupo encerra este ano com muitos frutos colhidos para os participantes e para a sociedade, mesmo diante dos entraves provocados pela pandemia. “O FIEPE Ambiental trouxe temáticas importantes e, mesmo virtual, atingiu bons resultados junto à sociedade, trazendo temas pertinentes e importantes para avançarmos a questão ambiental dentro das indústrias”, disse, destacando o sucesso do Seminário de Energia deste ano.

O gerente de Relações Industriais da FIEPE, Abraão Rodrigues, também fez análise das iniciativas realizadas pelo Contema, além de ter proposto uma convergência com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco para o Seminário de Energia Elétrica e Recursos Hídricos do ano que vem.

Em seguida, o diretor industrial do SENAI-PE, Oziel Alves, apresentou os detalhes do programa Mais Energia, Menos Custos. A iniciativa visa permitir que as indústrias locais possam receber, de forma gratuita, um pré-diagnóstico no qual constará seu perfil de consumo e estimativa de redução de desperdícios com a otimização do uso da energia elétrica no processo produtivo.

A defesa de interesse do segmento também esteve presente na pauta, cujo trabalho da área foi destacado pelo advogado da FIEPE, Roger Bold. Na oportunidade, ele falou dos avanços que a FIEPE alcançou em determinados projetos na temática ambiental que transitaram na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional, sobretudo os de impacto no setor industrial.

Ao final, Abraão Rodrigues trouxe ainda detalhes da planilha de indicadores de desempenho que foi apresentada à diretora do Sistema FIEPE e do planejamento de 2022. O vice-presidente do Contema, Otiniel Barbosa, também esteve presente na reunião de fechamento do ano.