mar 04, 2021

Contema realiza sua 1ª reunião ordinária

O Conselho Temático de Meio Ambiente (Contema) da FIEPE realizou, na última terça-feira (2), a sua 1ª Reunião Ordinária. No formato virtual e liderada pelo presidente do grupo, Anísio Coelho, a reunião contou com a participação dos seus integrantes e abordou temas importantes para o andamento das atividades do grupo, como o calendário de reuniões do comitê, a realização do FIEPE Ambiental e os conteúdos para os próximos eventos providos pelo Conselho.

Na ocasião, ficou acertado que o primeiro encontro do FIEPE Ambiental de 2021 será realizado no dia 18 de março e terá como palestrantes a Eu Reciclo, a FIESP, o IBRAC e a CTR Igarassu, tendo como tema o Panorama da Logística Reversa de Embalagens no Brasil e sua aplicação em Pernambuco.

Já para o segundo evento, o grupo alinhou a data do dia 28 de abril e concordou em tratar sobre o tema do Manejo Sustentável na Caatinga, com articulação da grade do evento juntamente com as regionais da FIEPE e com uma possível participação do Governo do Estado.

Integrante do Contema, Fátima Brayner sugeriu um diálogo com do Fórum Clima para entender como funciona o trabalho que realizam pensando em futuras parcerias. Anísio Coelho, contudo, pensou também ser importante ampliar o debate e propôs um FIEPE Ambiental Internacional, por meio de uma aproximação com o Pacto do Plástico, iniciativa que acontece atualmente em Portugal.

Otiniel Barbosa, vice-presidente do Contema, disse ser importante o grupo estar atento às ações ambientais no âmbito da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), ao qual foi citado na oportunidade um estudo de matriz energética para as indústrias de doces de Pernambuco. Inciativas como Projeto ICMS Verde e o decreto relacionado à logística reversa e os pontos de coleta de eletroeletrônicos também foram lembrados na ocasião.