abr 12, 2022

Contribuição sindical: veja como fazer!

Os últimos anos não têm sido fáceis, é verdade, mas se tem uma coisa que fizemos pela nossa indústria foi trabalhar com resiliência. Mesmo vivendo um processo de desindustrialização, com a participação da indústria no Produto Interno Bruno (PIB) do Brasil passando de 48%, em 1985, para 20,5% em 2021 e a indústria da transformação saindo de 35,90% para 11,20% no mesmo período, segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), não nos acomodamos.

Dia após dia, batalhamos para construir um ambiente propício aos negócios industriais, por meio da inovação, do networking e da defesa do nosso segmento. Foi com muito diálogo que alcançamos resultados expressivos em 2021, inclusive foi por meio dele que chegamos à sociedade e aos órgãos governamentais, mostrando sempre que o desenvolvimento da nossa economia depende do desempenho da indústria pernambucana.

Entre os avanços, demos apoio à aprovação do REFIS Nacional para as indústrias do Simples Nacional. O mesmo suporte está sendo dado às médias indústrias nesse processo. Além de termos conseguido estreitar o relacionamento com a Neoenergia Pernambuco, a fim de criarmos um canal de comunicação direto para viabilizar algumas soluções de fornecimento elétrico para as empresas.

Outra importante luta travada desde 2017 e que avançou bastante em 2021, foi a revisão do ICMS Mínimo. Atualmente, essa demanda já está com um projeto de reformulação junto à SEFAZ para ajuste. No âmbito do estímulo à competitividade e da atração de novos investimentos para o Estado, a maior vitória foi a reformulação da Lei do Gás do Estado de Pernambuco. Ela vai facilitar o ingresso dos consumidores no mercado livre, a partir de novos limites no consumo mínimo diário, que, até 2025, chegará a 10 mil metros cúbicos diários. Ou seja, mais indústrias terão acesso a esse benefício.

Além da nossa atuação frente à defesa da indústria, estimulamos também, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), a internacionalização das empresas pernambucanas, tanto na importação de matérias-primas quanto na exportação de produtos acabados industrializados. Foram com essas iniciativas que atendemos, diretamente e indiretamente, as mais de 14 mil indústrias de Pernambuco. Sabemos que ainda existe um longo caminho pela frente, mas, uma coisa é certa: conquistar mais espaço no mercado só será possível se estivermos juntos e fortalecidos no mesmo propósito.

Por isso, reforçamos a importância da sua contribuição para continuarmos a promover a sustentabilidade necessária aos Sindicatos Patronais, à Federação e à CNI. Contamos com você! Em caso de esclarecimentos referentes aos pontos acima, entrem em contato conosco através do (81) 3412.8432 | industria@fiepe.org.br ou procure o seu sindicato.