Notícias

Notícias

jul 22, 2022

Crédito de Reciclagem é debatido no Contema

O Conselho Temático de Meio Ambiente (Contema) realizou mais uma edição do seu FIEPE Ambiental, nesta quinta-feira (22), com transmissão a partir da Casa da Indústria. Com o tema ‘Crédito de Reciclagem’, o evento trouxe especialistas no tema para debater com participantes.

O presidente do Contema, Anísio Coelho, disse que promover um encontro como esse é fundamental porque mostra diversas realidades, desde as iniciativas desenvolvidas pelos pequenos empresários que trabalham com reciclagem, pelos catadores e, até, pelos órgãos governamentais, visando estimular a competitividade do mercado.

O primeiro a se apresentar foi o conselheiro do Contema, diretor administrativo do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Estado e empresário da indústria Maxtubos, Hermeson Ferreira. Ele falou sobre o fato de a reciclagem ser tão baixa no Brasil e listou alguns pontos sensíveis a essa realidade, como a falta de cultura educativa, a ausência da coleta seletiva em todos os municípios e a nova tributação.

Para mostrar como essa realidade afeta os catadores, em seguida, falou o presidente da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho e protagonista do documentário “Lixo extraordinário” (indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2011), Tião Santos. Ele trouxe uma discussão em que abordou desde o movimento nacional ‘Eu Sou Catador’, a relação com o saneamento básico depois da chegada da família real ao Brasil e como as mudanças a partir da implementação da Política Nacional de Resíduo Sólido, em 2010, mudou a realidade da coleta.

Já o diretor-superintendente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) e do Sindicato da Indústria e Reciclagem de Material Plástico do Estado de São Paulo (SINDIPLAST), Paulo Henrique Rangel, destacou a importância do crédito de reciclagem a partir da visão da indústria do plástico e detalhou o Programa Recicla+.

compartilhe

A FIEPE usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.