jan 11, 2019

Créditos tributários devolvem R$2,2 bilhões

Empresas receberam benefícios através de medida defendida pela CNI

A compensação cruzada, permitida desde agosto de 2018, reduziu o acúmulo de saldos credores de tributos federais. De acordo com o documento “Balanço das Ações de Simplificação” da Receita Federal do Brasil, entre setembro e novembro de 2018, foram compensados R$ 2,2 bilhões de créditos tributários federais para o abatimento de débitos previdenciários.

Defendida desde 2007 pela CNI, a compensação foi permitida após frequente atuação da entidade, tanto no âmbito Legislativo como do Executivo, por meio da aprovação do PL 8.456/2017 (convertido na Lei 13.670/2018). Entretanto, a operacionalização da medida só foi possível após a implementação do eSocial, quando as empresas começaram a realizar abatimento dos créditos tributários com os débitos previdenciários. Leia mais sobre o assunto clicando aqui.