Notícias

Notícias

set 28, 2022

Descarbonização da economia na pauta do FIEPE Ambiental

O Conselho Temático de Meio Ambiente (Contema) da FIEPE realizou mais uma edição do seu FIEPE Ambiental, nesta terça-feira (27), com transmissão a partir da Casa da Indústria. O evento abordou a temática descarbonização da economia a partir do ponto de vista de especialistas no assunto.

Representando o presidente do Contema, Anísio Coelho, o gerente de Relações Industriais da FIEPE, Abraão Rodrigues, destacou a importância do evento e disse que o tema é bastante oportuno porque permite que mais empresas e indústrias tenham acesso a práticas e a experiências sustentáveis.

O primeiro a falar foi Luiz Otávio Goi Júnior, coordenador do comitê ESG Público na Rede de Governança Brasil e gerente Corporativo SGI e Sustentabilidade na Vulcabras Azaleia. Na ocasião, ele falou da ESG e da formação dos seus pilares, como ambiental, social e de governança corporativa como mais uma alternativa de descarbonização nos negócios.

Ele contou ainda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ressaltando os principais pilares do programa, como as pessoas, o planeta, as parcerias, a prosperidade e a paz. O especialista falou ainda sobre os Gases de Efeito Estufa e de como criar um inventário para monitorá-los. Para isso, Luiz Otávio sugeriu uma metodologia para inventariar suas emissões, citando, inclusive a participação da certificação e as suas respectivas classificações como Ouro, Prata e Bronze.

O especialista também reforçou as formas de reduzir a pegada climática, por meio do monitoramento das emissões diretas, da energia adquirida e das emissões indiretas. A outra convidada do encontro foi Paula Bernardes, consultora de projetos para descarbonização e resíduos, conselheira do Instituto ECOEMA e coordenadora de projetos em resíduos e economia circular.

Na oportunidade, ela abordou sobre o Acordo de Paris, de 2015, que teve como intuito neutralizar as emissões de carbono até 2030/2050, limitando o aumento de temperatura, as vantagens competitivas brasileiras, os fatores críticos de impacto e o desafio da mudança.

Paula destacou ainda a economia circular dentro da ecologia industrial e seus impactos sociais da produção, analisando desde o fluxo logístico como a distribuição até a logística reversa. Paula disse também que novos paradigmas para uma economia circular estão sendo criados entre o poder público, setor privado e sociedade. Os mais de 200 participantes do FIEPE Ambiental debateram ainda mais sobre as temáticas no final do encontro.

compartilhe

A FIEPE usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.