nov 26, 2019

Dia Sem Imposto propõe reflexão sobre a alta carga tributária do País

A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) realiza a 4ª edição do Dia Sem Imposto, no dia 27 de novembro na Casa da Indústria, Santo Amaro. Repetindo o sucesso dos anos anteriores, o evento contará com exposição de produtos sem impostos em um mini mercadinho, comercialização de comidas e bebidas com desconto equivalente aos seus impostos e palestra do economista Samy Dana. A ideia é chamar atenção para a alta carga tributária do País e alertar sobre o fato de termos o pior desempenho no ranking do retorno dos valores arrecadados em prol do bem-estar da sociedade.

De acordo com o coordenador do Comitê de Jovens Empresários (CJE) da FIEPE, Rodrigo Veloso, o nosso intuito é conscientizar o pernambucano a respeito da alta carga tributária. “A nossa carga tributária é considerada de média a alta, e, além disso, a nossa taxa de retorno é muito baixa. Buscamos, com esse evento, impactar a população com a estrutura que criamos, de modo que as pessoas sintam na pele o peso dos tributos”, analisou Veloso.

O que o coordenador do CJE pontua ganha força quando analisamos a recente pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), que mostra que, entre os 30 países com maior carga tributária, o Brasil continua sendo o que proporciona o pior retorno dos valores para a população. Na comparação, a Irlanda segue, novamente, na liderança, seguida da Austrália, Suíça, Estados Unidos e Coréia do Sul, que são os que mais fazem a aplicação de maneira justa para a sociedade.

“Isso só reforça que, mesmo com uma carga tributária considerada uma das mais altas, o nosso desenvolvimento humano ainda é muito precário”, frisou Veloso. Na colocação, o Brasil fica atrás do Uruguai e da Argentina. Um outro fator que agrava ainda mais a situação é o engessamento tributário, sendo crucial uma reforma.

“Defendemos a necessidade de uma reforma tributária para estimular a produtividade e a competitividade das empresas. O atual sistema tributário brasileiro tem, por exemplo, vinte e sete diferentes legislações para o ICMS estadual e isso impacta consideravelmente a nossa capacidade de sobrevivência e expansão dos negócios”, acrescenta.

Realizado pela FIEPE, SEBRAE e Comitê de Jovens Empresários, esta edição conta com patrocínio MetalDesign, apoio CNI e Sindicatos e parceria do IBPT, Mitte Tecnologia, Rodcar, Imbiribeira Pallets, Autofutura e JG Ar condicionado.

Padarias

Para mobilizar a sociedade, o Dia Sem Imposto também estará com ações em padarias da Região Metropolitana do Recife. Ao todo, sete padarias vão participar ofertando descontos equivalentes aos impostos dos produtos vendidos, como pão de forma e bolo inglês, com desconto de 25,45%, e a bolacha soda, com abatimento de 32,45%. As padarias participantes são: Pão Massa, Padaria Esmeralda, Mamão One e Santo Antônio.

15h às 16h– Horário de visitação ao mercadinho sem impostos

15h às 16h– credenciamento e networking

16h às 16h10– abertura do evento

16h10 às 16h30 – Case

16h30 às 17h30 – Palestra com Samy Dana: Conjuntura Econômica e Tendências Nacional e Mundial.

17h30 às 18h – Perguntas

18h – Reabertura do Mercadinho sem Impostos