mar 01, 2021

Diretoria executiva da FIEPE e André de Paula discutem reforma tributária brasileira

Com o intuito de discutir a reforma do sistema tributário brasileiro, a diretoria executiva da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) se reuniu com o deputado federal e segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados, André de Paula, na ultima sexta-feira (26), na Casa da Indústria. A oportunidade foi usada para defender a reforma como alternativa para viabilizar o desenvolvimento econômico do País e o andamento de um projeto de REFIS (PL 2735/2020) que já foi apresentado na Câmara dos Deputados.

O presidente Ricardo Essinger falou da importância do encontro com o parlamentar para discutir pautas do interesse do setor industrial. “A reforma tributária é um dos caminhos que nos levará à retomada, principalmente depois de tantas perdas ao longo de 2020”, destacou.

Ao parlamentar, o consultor jurídico da FIEPE, Humberto Vieira de Melo, apresentou os motivos pelos quais o sistema tributário atual impacta drasticamente a atividade e defendeu a necessidade de aprovação da PEC 45, que propõe a unificação de tributos sobre o consumo, a redução do custo administrativo fiscal, o equilíbrio da distribuição da carga entre os segmentos econômicos, a redução entre o fisco e o contribuinte e a extinção da guerra fiscal, entre outros pontos.

André de Paula, por sua vez, disse que este é um dos temas prioritários na casa legislativa. “No entanto, o momento atual é delicado pois enfrentamos uma pandemia e por isso, infelizmente, é possível que essa pauta não entre nas discussões este ano”, lamentou, reiterando que, no que for possível, o seu mandato será usado para defender os interesses do seu estado e dos negócios pernambucanos.

Agenda – Recentemente, a convite do presidente da FIEPE, a deputada federal Marília Arraes visitou também a Casa da Indústria, para discutir os projetos em tramitação na Câmara. Na ocasião, integrantes da diretoria executiva da FIEPE apresentaram dados e estudos sobre os três projetos que estão tramitando no Legislativo Federal, além de um levantamento sobre a necessidade de investimento no setor industrial de Pernambuco, diálogo avaliado positivamente pela deputada e também segunda secretária da Câmara Federal.