Notícias

Notícias

maio 20, 2019

Desafios da economia circular na sociedade contemporânea

Em mais um encontro programado para este ano pela comemoração dos seus 10 anos, o FIEPE Ambiental debate sobre o descarte consciente, no dia 6 de junho. O evento será às 18h30 no salão foyer, no térreo da Casa da Indústria, Santo Amaro. Para os que desejarem participar do debate, pode se inscrever através do https://bit.ly/2JRmp0X. A palestra será sobre os desafios da economia circular na sociedade contemporânea, com Fátima Brayner – doutora e pesquisadora sênior do Instituto SENAI de Tecnologia em Meio Ambiente – e com Tiago de Andrade Lima (Queiroz Cavalcanti Advocacia).

O ponto de partida do debate será sobre o aumento da população e do poder aquisitivo, sobretudo como esses fatores vêm impactando o crescimento do consumo nos grandes centros urbanos. Apesar de o consumo ser favorável para o aumento da atividade econômica, por outro lado, reflete num acúmulo de lixo desenfreado e descarte incorreto no meio ambiente.

Portanto, como uma das formas de reduzir a quantidade de resíduos decorrentes da produção e do consumo está numa nova proposta alternativa: a economia circular. Esse modelo reúne toda a cadeia do produto, gera oportunidades de negócios e traz benefícios ambientais e sociais. Em resumo, o ciclo compreende redução, reutilização, recuperação e reciclagem dos materiais e da energia, substituindo o conceito de finito, presente na economia linear, por novos fluxos.


compartilhe