maio 09, 2019

Economia Circular reúne empresários da indústria em Petrolina

Um modelo econômico que pretende reinventar a forma como produzimos, trabalhamos e nos relacionamos através da redução, reutilização, reciclagem e recuperação de materiais e energia. Esta é a Economia Circular, um novo conceito que vem ganhando espaço em todo o mundo e foi tema de uma palestra na noite desta quarta-feira (8), durante a reunião mensal do Conselho Empresarial da Unidade Regional Sertão do São Francisco da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (URSF/FIEPE).

Durante mais de uma hora, o diretor da Sanvale Rogério Ribeiro falou de objetivos, detalhou princípios e exibiu vídeos mostrando esse tipo de economia que pretende decretar o fim do ‘lixo’ e criar formas mais inteligentes de habitar o planeta. “Exemplos aprovados em vários países desenvolvidos garantem que a Economia Circular preserva e aumenta o capital, otimiza a produção de recursos e fomenta a eficácia dos processos, e aqui no Brasil o modelo está em plena consonância com as diretrizes da Política Nacional de Sólidos, do Ministério do Meio Ambiente”, pontuou.

Ao lembrar que os recursos naturais são finitos e que o impacto do descarte incorreto no meio ambiente vem mudando a vida do planeta, Rogério Ribeiro também chamou atenção para a atual discussão sobre o plástico marinho, as mudanças climáticas e outras contaminações. Depois de dar uma visão panorâmica do tema, o diretor da Sanvale apresentou algumas soluções ambientais da empresa com destaque para a geração de energia solar (fotovoltaica), uma das principais ferramentas utilizadas pela Economia Circular. “Um exemplo magnífico de energia renovável bastante adequado para nossa região que possui mais de 250 dias de céu limpo no ano e cerca de 3 mil horas de sol ao longo de 12 meses. O cliente passa 4 ou 5 anos pagando o financiamento com a economia feita na conta de luz e gera energia limpa por mais 25 anos”, concluiu.

O diretor da URSF, Albânio Nascimento, evidenciou a importância do tema com ênfase para os setores de transportes, agricultura e construção civil, e destacou a participação da promotora pública, Ana Rúbia Torres e o ingresso do gestor da Abaré Radiadores, Marcelo Tolentino ao Conselho Empresarial, representando a Associação de Reparadores Automotivos do Vale do São Francisco – Autovasf. E Encerrando o encontro, o gestor regional do Sistema FIEPE, Flávio Guimarães, anunciou o tema da próxima reunião: ‘Oportunidades logísticas do Teca de Petrolina’, que será apresentado pelo gerente regional da Ponta Negra Logística, Rodrigo Vieira Rodrigues da Silva, na sede da URSF/FIEPE no próximo dia 19 de junho às 12h.