jul 15, 2022

Eleições presidenciais e desempenho das exportações em Pernambuco são temas de reunião de Unidade Regional Agreste da FIEPE

Os impactos do resultado das eleições presidenciais na indústria já são estudados pelos empresários do Agreste Pernambucano. O tema foi uma das principais pautas da reunião ordinária da Unidade Regional Agreste (URA) da Fiepe, realizada, de forma híbrida, nesta terça-feira (12), que contou com a participação de representantes de diversos segmentos.

No encontro, o diretor da URA, João Bezerra, relatou aos presentes a experiência durante o evento ‘Diálogo da Indústria com os Candidatos à Presidência de República’, promovido durante o Encontro Nacional da Indústria (ENAI), onde o Conselho Nacional da Indústria (CNI) apresentou uma lista de pautas prioritárias para o próximo governo.

“Passamos várias informações sobre o ENAI, onde foram entregues, aos candidatos à Presidência da República, 21 propostas elaboradas pela CNI, para que possa nortear os próximos anos para indústria para os novos gestores pro país”, relatou o diretor, que também compartilhou informações sobre os painéis de discussão vivenciados durante o encontro.

Além disso, os empresários puderam acompanhar os relatos do conselheiro e ex-presidente da unidade, Andrerson Porto, sobre a reunião da COMPEM (Comissão Temática de Micro e Pequena Empresa), a primeira realizada de modo presencial desde o início da pandemia. Entre as pautas abordadas, estiveram pontos como a intensa fiscalização do CREA em Minas Gerais; a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para micro e pequenas empresas; e a criação do Programa de Gerenciamento de Riscos do SESI.

Outro tema que foi destaque no encontro da URA foi a retomada do Conselho Temático de Comércio Exterior, que tem realizado capacitações voltadas para a formação do empresariado local, a partir de eixos como soluções financeiras, marketing, planejamento e logística.

“A entidade tem a intenção de melhorar o desempenho do estado de Pernambuco na questão de exportações. Atualmente, a gente tem uma limitação muito grande nesse portfólio”, reforçou João Bezerra.

A próxima reunião ordinária do conselho, prevista para agosto, será um encontro itinerante com visita à fábrica Yazaki, na cidade de Bonito.