dez 21, 2022

FIEPE Ambiental realiza sua última palestra do ano

Na última edição do FIEPE Ambiental de 2022, o Conselho de Meio Ambiente (Contema) discutiu a COP 27 e seus principais pontos, com o consultor e auditor Francisco Castro. O encontro foi online, ao vivo e foi mediado pelo presidente do Contema da Federação, Anísio Coelho, e aconteceu nesta terça-feira (20) na Casa da Indústria.

Segundo Coelho, a Europa é vanguarda nesses assuntos e a contribuição de Francisco é essencial para que todos possam conhecer mais a temática. “A COP 27 terminou recentemente e os frutos foram pequenos”, disse, reforçando que abordar esse tema é crucial para entender o papel das empresas nesse processo.

O palestrante do evento mora atualmente em Portugal e trouxe o ponto de vista de como o tema é tratado por lá. Em sua apresentação, ele aproveitou para destacar o intuito da COP 27, cujo objetivo era conter as mudanças climáticas a partir de mecanismos aplicáveis globalmente.
Segundo Castro, a participação do Brasil foi fundamental nas discussões da COP 27, tendo assumido um papel importante no combate às mudanças climáticas e na preservação do meio ambiente, dando ênfase na Amazônia.

“É inevitável não falar de indústria e não falar de meio ambiente. A COP 27 veio reparar uma injustiça internacional, para que os países mais pobres possam ter algum subsídio financeiro nisso tudo”, comentou na oportunidade. Ele falou ainda sobre a Agenda 2030 e o compromisso com o ODS.

Além da realização do FIEPE Ambiental, aconteceu também, na ocasião, a última reunião do Conselho. Com a presença dos seus conselheiros, foram apresentados os resultados de 2022. O gerente de Relações Internacionais da FIEPE, Abraão Rodrigues, disse que foram nove encontros realizados do FIEPE Ambiental, que contou com 21 palestrantes, 832 empresas participantes, bem como 287 empresas de serviço e 46 de comércio, além de 267 micro e pequenas empresas, que estiveram presentes nos eventos. Ele trouxe detalhes também do planejamento do grupo para 2023.