set 22, 2022

Em prol da indústria de Defesa, FIEPE recebe militares do Comando Militar do Nordeste (CMNE)

Com o objetivo de fortalecer e de estreitar os laços com a indústria de defesa, a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), por meio do seu presidente, Ricardo Essinger, recebeu o Comandante Militar do Nordeste (CMNE), o General de Exército Richard Fernandez, na tarde desta quarta-feira (21), na Casa da Indústria. Temas como inovação, pesquisa e fornecimento de produtos para o Exército foram os pontos da reunião.

Segundo Essinger, realizar momentos como esse é fundamental para expandir o desenvolvimento e os negócios do Estado e da Região Nordeste. O General Richard Fernandez, por sua vez, disse que fazer esta visita aconteceu num momento bastante oportuno e estar em estreito relacionamento com o setor industrial é importante para o desenvolvimento local.

Na ocasião, estavam presentes também o Comandante da 7ª Região Militar, o General de Divisão Francisco Carlos Machado, e o Assessor Institucional do CMNE, General Geraldo Gomes de Mattos Filho. Para que todos conhecessem mais sobre as iniciativas do Sistema FIEPE, por meio de suas casas FIEPE, SESI, SENAI e IEL, a Diretora Comercial e Marketing, Tatiana Sá Pereira, apresentou todas as ações, apresentando os produtos e serviços dos portfólios das casas. O diretor de Inovação e Tecnologia do SENAI-PE, Oziel Alves, falou também das ações desenvolvidas pelo Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs).

O Gen. Fernandez falou dos impactos da pandemia no mundo, pontuando as iniciativas do Exército, como os hospitais de campanha, e dos efeitos na saúde mental das pessoas. Já o Coronel R1 Almir Mendes da Silva, chefe do escritório do Sistema de Defesa, Indústria e Academia de Inovação do CMNE, falou das potencialidades do Brasil, trouxe detalhes da Política da Indústria de Defesa e da possibilidade que as empresas e as indústrias podem fazer para fornecer ao Exército. Em breve, as indústrias pernambucanas receberão orientações através do Comitê da Indústria de Defesa (Comdefesa) da FIEPE sobre como estreitar esse canal.

Participaram ainda do encontro o 3º vice-presidente, Renato Cunha, o diretor administrativo da FIEPE, Bruno Veloso, a superintendente do SESI-PE, Cláudia Cartaxo, o superintendente da FIEPE e do IEL-PE, Israel Erlich, o superintendente do Centro de Serviços do Centro de Serviços Compartilhados (CSC), Fábio de Pádua, o consultor jurídico da Federação, José Joaquim, e o Coronel Ramos.