Notícias

Notícias

mar 31, 2023

Em seu primeiro evento do ano, FIEPE Ambiental retoma ciclo de palestras e debates

Na retomada dos encontros realizados pelo FIEPE Ambiental, o Conselho Temático de Meio Ambiente (Contema) realizou mais uma palestra, nesta quinta-feira (30), com transmissão ao vivo a partir da Casa da Indústria. Dessa vez, o tema foi sobre os resíduos sólidos: o fim dos lixões em Pernambuco.

Na visão do presidente do Contema, Anísio Coelho, esse é um tema relevante e que todo pernambucano deveria se orgulhar. “Temos uma legislação muito boa, que é a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Apesar de ter sido bem concebida, a sua aplicação ainda é muito lenta”, disse, destacando que, ainda, entre 30 e 35% dos RSU brasileiros são destinados para lixões a céu aberto.

O primeiro convidado a fazer sua explanação foi José Fernando Thomé Jucá, doutor em geotécnica, pesquisador e professor titular da UFPE e CNPQ. Na oportunidade, ele fez uma contextualização internacional e nacional da temática, detalhando o funcionamento do Aterro Sanitário Fresh Kills, do Parque Ayalon, do Parque das Nações em Lisboa e do Aterro Sanitário de Vall d’em Joan, em Barcelona, bem como destrinchou o funcionamento de alguns situados em solo brasileiro, a exemplo do Parque Villa Lobos .

Além disso, o especialista destacou os tipos de destinação, a disposição final dos resíduos e os sinais de alertas, que afetam milhares de vidas. Já na palestra de Pedro Coelho Teixeira Cavalcanti, engenheiro civil pós-graduado em geoprocessamento e auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, ele abordou sobre a eliminação dos lixões em Pernambuco.

Cavalcanti falou sobre a determinação do TCE para a correta disposição final dos RSU, e a eliminação dos lixões. Ressaltou ainda os novos desafios, a manutenção dos aterros sanitários, a coleta seletiva e a gestão dos resíduos, seja por meio da redução, da reutilização, da reciclagem, do reaproveitamento energético, como também do rejeito depositado em aterro sanitário. Nesta edição, o FIEPE Ambiental contou com mais de 200 participantes.

compartilhe

A FIEPE usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.