Notícias

Notícias

mar 21, 2022

Em três dias, Cirsol rende bons frutos ao Conselho de Meio Ambiente (Contema) da FIEPE

Em três dias de evento, os membros do Conselho de Meio Ambiente (Contema) da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) participaram de debates realizados dentro da programação da I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (Cirsol), que aconteceu no Museu Cais do Sertão, no Recife Antigo, entre os dias 16 e 18 de março. A Federação foi correalizadora do evento.

O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Anísio Coelho, que também é presidente do Contema, participou da cerimônia de abertura representando Ricardo Essinger. Na ocasião, o governador Paulo Câmara assinou o Plano de Descarbonização para tornar Pernambuco um ambiente “carbono neutro” até 2050.

A notícia animou muitas autoridades e especialistas, que destacaram a necessidade dos chefes de Estado, as organizações internacionais, as empresas e a sociedade civil se unirem e discutirem cada vez mais essas temáticas, principalmente as relacionadas à crise dos resíduos sólidos e de como ela vem contribuindo para o efeito estufa.

No segundo dia de evento, foi a vez dos integrantes do Contema Flávia Moura, da ASA Indústria, e de Hermeson Gonçalves, da indústria da reciclagem Max Tubos, participarem de painel sobre o Desafio da Responsabilidade Compartilhada, Individualizada e Encadeada.

Em sua fala, Flávia trouxe o olhar do setor privado, destacando o trabalho da Asa Indústria com a coleta de óleo de fritura e o reaproveitamento na fabricação do sabão. “Quando incluímos o social nesse processo, existe uma possibilidade maior de o projeto ter sucesso”, disse, destacando que, até o momento, o óleo foi coletado de 54 municípios, sendo 10 milhões de óleo coletados.

Já Hermeson chamou atenção para o período pandêmico, quando o consumo de embalagens aumentou e se observou o quanto a reciclagem era fundamental. “Sabemos que mercado tem, produto tem, mas tem muita burocracia. É caro reciclar. A matéria-prima é mais barata, de fato, mas o processo é caro porque envolve diversas pessoas”, explicou.

No terceiro e último dia da Conferência, Anísio Coelho participou de painel sobre estratégias de ampliação do sistema de logística reversa. Na ocasião, ele disse que existe uma sensibilidade muito grande por parte do setor industrial para com o tema de logística reversa.

“Primamos pela eficácia e pela implementação do processo. Não há como falar de logística reversa sem falar de separação dos resíduos e também sobre o seu encaminhamento. Sabemos que é mudança de postura, de hábito e, por isso, precisamos repensar num consumo consciente e responsável”, contou frisando que a indústria está atenta a esse movimento. “Sabemos das nossas responsabilidades, mas temos muito a trilhar”, finalizou.

compartilhe

A FIEPE usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.