jun 21, 2019

Em visita à FIEPE, SEFAZ-PE recebe pleitos da indústria

O presidente do Sistema FIEPE, Ricardo Essinger, recebeu o diretor de Política Tributária da Secretaria da Fazenda de Pernambuco (SEFAZ-PE), Abílio Xavier, na tarde desta quinta-feira (20). Com a presença de 45 empresários de diversos setores industriais do Estado, o presidente priorizou as pautas que impactam, severamente, a competitividade das empresas, além de ter abordado as questões relacionadas aos incentivos fiscais.

“O que precisamos é que a nossa tributação seja compatível com a nossa realidade atual, de modo que sejamos mais produtivos e competitivos. Não queremos que o Estado fique sem recursos (através das isenções fiscais), mas precisamos que o setor industrial seja pujante”, disse Essinger.

Dentre as demandas debatidas na ocasião, o ICMS mínimo, a isonomia tributária, a prorrogação do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF) até 31 de julho de 2020 e o pleito para as empresas pernambucanas, optantes do Simples Nacional, venderem para os atacadistas em Pernambuco (crédito ICMS).

O diretor da SEFAZ-PE, por sua vez, ressaltou que a Fazenda está atenta às solicitações do segmento e que o secretário, Décio Padilha, está buscando a simplificação tributária e tratando dos pontos da guerra fiscal.

Para ele, manter esse diálogo é fundamental para estreitar as relações com o setor industrial e escutar as demandas tão necessárias para ajudar a soerguer o setor e a economia local. Além de Essinger, estiveram presentes o 1º vice-presidente, Alexandre Valença, e o 1º e 2º diretor administrativo, Felipe Coêlho e Ricardo Heráclio, respectivamente.