jul 19, 2019

Em visita à Vivix, jovens conhecem os processos de produção do vidro plano

Integrantes do Comitê de Jovens Empresários (CJE) da FIEPE visitaram, nesta quinta-feira (18), a Vivix – fabricante de vidros planos, localizada no município de Goiana. Na oportunidade, os jovens empresários puderam compreender as fases que envolvem a produção de vidros e a delicada logística para que o produto chegue em perfeito estado até os consumidores, por meio das estradas brasileiras e do Porto de Suape.

Para os jovens do CJE, a experiência foi fundamental para entender como uma planta industrial pode ser robusta e capaz de atender aos mercados nacional e internacional, por meio de tecnologias de ponta e de um capital 100% nacional.

O vice coordenador do grupo, Rubem Martins, ficou impressionado com toda a estrutura e o nível de planejamento da Vivix. “É realmente motivo de orgulho para Pernambuco ter uma empresa desse porte e com tanto poder de mercado.

Eles são a prova de que investimento aliado a um planejamento bem feito geram frutos de maneira rápida e consolidada”, disse, acrescentando que o dia foi de aprendizado sobre um processo produtivo limpo, eficaz e bastante seguro.

“A Vivix é um grande exemplo para toda a Indústria local”, ressaltou.

O projeto de levá-los até o chão de fábrica é da Gerência de Relações Industriais (GERI) da Federação, cuja gestão da área é de Maurício Laranjeira, e permite que os jovens adquiram outras visões para além do seu negócio. Esta é a segunda vez que um encontro semelhante a esse acontece. O primeiro foi na Frompet.

*Vivix*

O empreendimento é o resultado de um investimento superior a R$ 1 bilhão e que conta, além da unidade fabril, com uma usina própria de beneficiamento de matérias-primas no município de Pedra de Fogo (PB). A Vivix produz vidros planos incolores, coloridos, laminados, de proteção solar e espelhos, tendo como principais clientes as indústrias da construção civil e moveleira.

A planta possui capacidade de produção de 900 toneladas/dia, conta com uma área construída de 90 mil m² e utiliza tecnologia pioneira para fabricação de vidros planos. A fábrica utiliza a tecnologia L.E.M.™ (Low Energy Melter), que permite uma maior eficiência energética e redução da emissão de gases de efeito estufa, em comparação com a média mundial do setor.