mar 17, 2023

Empresários se reúnem com o governador de Minas Gerais, na Casa da Indústria

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Ricardo Essinger, reuniu, na tarde desta quinta-feira (16/3), empresários em encontro com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e o presidente da Federação das Indústrias do mesmo estado, Flávio Roscoe. Conjuntura e recuperação econômica do País estiveram na pauta. De acordo com o presidente da FIEPE, Ricardo Essinger, proporcionar momentos como esse é fundamental para a classe empresarial. “Que possamos sorver o que vamos escutar aqui de conhecimento e também que o entrosamento que existe entre o governo de Minas e a Federação possa nos ensinar como, juntos, podemos erguer o nosso estado”, disse.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Flávio Roscoe, chancelou as palavras do presidente da FIEPE e reiterou os avanços sentidos, sobretudo no setor produtivo, com a gestão de Zema. “O estado era insolvente e o governador remodelou a estrutura. Hoje somos um estado que vem crescendo acima da média e isso se deve à escuta do governador”, revelou, frisando a necessidade de se criar um governo cada vez mais inclusivo.

Em sua explanação, o governador Romeu Zema falou sobre sua trajetória no mundo empresarial, como se deu a sua inserção na política e as principais realizações nas áreas de segurança pública, saúde, educação e desenvolvimento. “Investimos em qualificação da mão de obra – inclusive em parceria com o SENAI, que leva ensino técnico aos alunos da rede pública –, inovação e pesquisa para produtos como o café, a cachaça e o queijo mineiro, que tem agregado muito valor a esses produtos e, em parceria com a iniciativa privada, já viabilizamos mais de R$ 20 bilhões em concessões de aeroportos, metrô, estradas e terminais rodoviários”, destacou.

A melhoria do ambiente de negócios foi outro tema abordado por Zema. “Nos nossos quatro anos de governo, conseguimos mais de R$270 bilhões em atração de investimentos privados. Apenas para o setor de energia solar, foram cerca de R$ 60 bilhões. Essa diversificação tem nos permitido diminuir os riscos e promover o crescimento descentralizado. Hoje, o estado de Minas Gerais tem conseguido manter 8 em cada 10 habitantes no interior, evitando inchar a capital e promovendo o desenvolvimento de todo o Estado”, comemorou.

Tema muito aguardado pelos empresários presentes, a reforma Tributária permeou todo o encontro. “Esse projeto já devia ter sido votado há 15, 20 anos. É preciso mudar esse sistema e aprovar pautas impactantes, como as reformas tributária e administrativa. Não viver apenas de votar ‘puxadinhos’. Ainda que não traga uma redução da carga tributária, é preciso que ela seja aprovada ao menos para que haja uma simplificação. Já seria um avanço expressivo”, reconheceu o governador mineiro.