nov 16, 2022

Encontro de Jovens Industriais encerra com palestras, networking e muito aprendizado

Os participantes da 3ª edição do Encontro de Jovens Industriais tiveram dias bastante produtivos na última semana. Durante todos os dias, eles passaram por imersão nos cases pernambucanos, trocaram experiências e aprenderam sobre as diversas formas de se fazer negócio. É a primeira vez que Pernambuco sedia o Encontro.

O presidente da FIEPE, Ricardo Essinger, reforçou que a Federação está sempre de portas abertas para os jovens e disse acreditar “quanto mais integrados estivermos, mais fortalecidos estarão o nosso setor produtivo e nossa economia”. Já o presidente do FIEPE Jovem, Rodrigo Veloso, reforçou o desejo para todos saíssem do evento com uma rede mais fortalecida, “com troca de experiência em práticas associativistas e, sobretudo, networking positivo”.

Veja o resumo do 1° dia:

O diretor financeiro da FIEPE, Felipe Coêlho, também fez uso da palavra, destacando a importância da visão sistêmica e de futuro, bem como contou, brevemente, a história do modelo sindical e de que como ele é fundamental para o avanço do setor produtivo.

Já o representante do FIEPE Jovem, Rodrigo Veloso, disse do quanto estava feliz em receber todos na FIEPE e que a ideia do encontro é proporcionar muitas experiências e gerar aprendizados a todos os presentes. Ele frisou também da necessidade de retribuir o que ele e os demais membros do grupo viveram quando participaram, em Minas Gerais, da última edição do Encontro.

A abertura do evento contou com as participações do repentista Toinho Mendes e do sócio diretor do Mr Plot Produções, Enio Porto – que contou como a empresa nasceu, se desenvolveu e caiu nas graças de milhões de pessoas pelo fundo a fora, com a popularização dos desenhos do Mundo Bita e do que fez para que, junto com os sócios, o negócio desse certo. Além das palestras, os jovens fizeram visitas técnicas.

Ao final, o superintendente da FIEPE e do IEL, Israel Erlich, também falou da satisfação em receber todos, citou os frutos gerados no último Encontro de Jovens Industriais e do quanto está sendo especial vivenciar tudo de novo, e, dessa vez, sendo no Recife. Além de Erlich, estiveram presentes o presidente do Conselho Temático do Comércio Exterior da FIEPE, Rubem Martins, a superintendente do SESI-PE, Cláudia Cartaxo, a diretora Regional do SENAI-PE, Camila Barreto, e do superintendente do CSC, Fábio de Pádua.

Veja o resumo do 2° dia:

A primeira a palestrar foi a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, que falou sobre os projetos de revitalização do centro da cidade, com suas mais diversas ações, entre elas as intervenções urbanas e as articulações em prol da cidade.

Em seguida, foi a vez do economista Jorge Jatobá, que fez um apanhado sobre a economia global, nacional e regional, apontando os cenários em que a indústria se tornou mais competitiva e, especificamente em Pernambuco, como ela se tornou mais diversificada. Ainda no mesmo painel, o diretor financeiro da FIEPE, Felipe Coêlho, falou da reformulação da Política Industrial e de como as indústrias pernambucanas estão numa posição menos reativa e mais propositiva, para que a política seja um projeto de estado e não de governo.

Em seguida, foi a vez de Renato Saraiva, da Tibúrcio & Cavalcanti Advogados, que falou sobre o Brasil: o pior e o melhor lugar para empreender. Já no campo na inovação, o diretor de Inovação e Tecnologia do SENAI-PE, Oziel Alves, trouxe detalhes dos projetos que estão sendo desenvolvidos pela instituição.

O case do dia ficou por conta da Baterias Moura, na qual o co-presidente do Grupo Moura, Paulo Sales, falou sobre a trajetória da empresa, do quanto a energia das pessoas é essencial para transformar lugares e de como a vida humana é uma relação entre gente como a gente.

Além disso, os jovens tiveram a oportunidade de apresentar os seus negócios, se conhecerem melhor e fazerem novas articulações, durante a apresentação das Lideranças Jovens. O Encontro se encerrou com o Momento Oxe, em que o sócio do Carvalheira, Jorge Peixoto, apresentou o seu case de sucesso, falando desde a fundação da empresa até a sua consolidação no mercado nacional de eventos.

Estiveram presentes no evento, no dia de hoje, o presidente da FIEPE, Ricardo Essinger, o superintendente da FIEPE, Israel Erlich, a superintendente do SESI-PE, Cláudia Cartaxo, a diretora Regional do SENAI-PE, Camila Barreto, o presidente do Conselho Temático de Comércio Exterior da FIEPE, Rubem Martins, e o presidente do FIEPE Jovem, Rodrigo Veloso.