maio 27, 2021

Escola de Associativismo discute renovação nos sindicatos

Pensando em estimular o debate sobre a sustentabilidade dos sindicatos, a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) passou a oferecer a Escola de Associativismo aos diretores, executivos e colaboradores dessas instituições. O primeiro encontro aconteceu na última quarta-feira (26) e abordou a importância da renovação para manter os negócios firmes com foco no fortalecimento do setor industrial.

Ao todo, 21 sindicatos, 25 diretores de sindicatos e 12 de executivos e colaboradores participaram do encontro virtual, que contou com a mediação de Mara Stocoo e Frank Nicodem, multiplicadores da Escola, e do seu idealizador Sérgio de Castro. O serviço foi criado em parceria com a Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES) e está contribuindo para a melhoria dos serviços prestados às empresas associadas.

Na oportunidade, abordou-se sobre o estímulo à renovação, o reconhecimento de outros associados e a importância de formar novas lideranças. Na visão de Mara, a renovação é primordial para trazer novos talentos, conteúdos, ideias, e que os demais integrantes precisam reconhecer isso e se manifestarem quando o líder insistir em permanecer no poder.

O momento serviu também para os membros sindicais dividirem suas realidades e encontrarem alternativas para melhorar a participação de todos no fortalecimento do sindicato, entendendo, sobretudo, o seu papel como empresa na busca por resultados.