mar 03, 2023

Estudo sobre os impactos dos setores automotivo e autopeças é divulgado na FIEPE

A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) sediou o evento de divulgação da pesquisa sobre os principais impactos dos setores automotivo e autopeças em Pernambuco. Realizado pela Ceplan, o estudo fez um raio-X da evolução econômica dos municípios de Goiana e de Belo Jardim depois da instalação da Stellantis e da Moura, respetivamente.

Os empresários do segmento foram recebidos pelo presidente da FIEPE, Ricardo Essinger, que, na oportunidade, destacou a importância das empresas para a balança comercial do nosso estado e a reforçou também a participação do Sistema Fiepe na construção social e econômica das regiões.

Os estudos foram apresentados pelos economistas e sócios da Ceplan, Jorge Jatobá e Tânia Bacelar, que detalharam pontos importantes, como os investimentos feitos nos últimos anos, a relevância das plantas fabris para a economia do País e o avanço das regiões na corrente de comércio exterior, bem a geração de empregos por meio da inovação e da evolução tecnológica.

O encontro contou ainda com as apresentações institucionais do presidente da Stellantis – América do Sul, Antonio Filosa, e da diretora de Comunicação Institucional da Baterias Moura, Andréa Lyra. O evento foi encerrado por Sérgio Moura e Paulo Sales, presidentes dos Conselhos do Grupo Moura, e pelo empresário Múcio Novaes, do grupo Atitude, que representou o presidente do grupo, Guilherme Ferreira Costa.

Participaram também o superintendente do Banco do Nordeste em Pernambuco (BNB), Pedro Ermírio de Almeida, e o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Guilherme Cavalcanti, que destacou o orgulho do pernambucano por essas indústrias que tem modernizado o parque fabril do Estado e sua experiência adquirida na época em que fez parte do Sistema Fiepe. Além dos diretores Financeiro e Administrativo da FIEPE, Felipe Coêlho e Bruno Veloso, respectivamente, da diretora Regional do SENAI-PE, Camila Barreto, da superintendente do SESI-PE, Cláudia Cartaxo, do superintendente da FIEPE e do IEL, Israel Erlich, e dos presidentes do Sindirepa-PE, Pedro Paulo Moraes, e Simmepe, Sebastião Pontes.