maio 26, 2023

FIEPE Ambiental debate a transição energética, com foco no biogás e no biometano

A transição energética foi a pauta do FIEPE Ambiental realizado nesta quinta-feira (25). Liderado pelo presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente da Federação (Contema), Anísio Coelho, o encontro discutiu a viabilização do biogás e do biometano como alternativas para a redução do uso de combustíveis fósseis na dinâmica da economia mundial. O evento contou com a participação virtual de mais de 150 pessoas, além de ter reunido, na Casa da Indústria, os conselheiros Hemerson Gonçalves, Otiniel Barbosa e Apurinã Caldas, todos do Contema.

Abrindo o encontro, Coelho destacou o papel relevante que o Nordeste vem desempenhando na produção de energia limpa, oriunda sobretudo das fontes eólica e solar. “Outra frente extremamente promissora é a produção de biogás e biometano, com participação do setor suceoenergetico. O leque de oportunidade é enorme, e estamos aqui para trazer essas informações para a classe empresarial”, pontuou.

Diretor Técnico Comercial da Copergás, Roberto Zanella pontuou que a empresa, responsável pela concessão e distribuição de gás natural para o estado, vem olhando também para o biometano. “A Copergás já está com um contrato de dez anos com uma empresa fornecedora de biometano. A expectativa é de poder, inclusive, trazer mais valor aos seus produtos”, afirmou.

Já o professor Sérgio Peres, da Universidade de Pernambuco, apresentou aos presentes o potencial do estado em produzir biogás a partir da biomassa, advinda de excrementos animais, pontas e palhas de cana-de-açúcar e resíduos sólidos urbanos, entre outros. “A região da Zona da Mata é quem tem esse maior potencial de produção de biogás, seguida pelo Agreste”, apontou, destacando que ele poderia servir, também, para a produção do hidrogênio sustentável.