set 01, 2022

FIEPE faz sabatina com os candidatos ao Governo do Estado

A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) realizou mais uma edição do Diálogo da Indústria com os candidatos ao Governo de Pernambuco, nesta quinta-feira (1), na Casa da Indústria. Ao todo, os seis candidatos que têm, ao menos, cinco representantes no Congresso Nacional participaram do evento.

O presidente da FIEPE, Ricardo Essinger, destacou a importância do evento porque convoca a sociedade e o setor produtivo para exercer a democracia. “Por isso, nós, do Sistema FIEPE, não poupamos esforços para oferecer melhorias ao desenvolvimento do Estado”, disse.

O primeiro a participar da sabatina foi Miguel Coelho, que destacou a necessidade de propor iniciativas em prol do setor produtivo, pontuando que a gestão atual está mais preocupada em punir o segmento industrial. Para ele, é imprescindível reduzir a burocracia e a informalidade, bem como dar atenção a temas como educação, infraestrutura e saneamento básico.

A segunda a participar foi Raquel Lyra. Na ocasião, ela falou do desafio da carga dos impostos, entendendo seus efeitos para o setor produtivo e da necessidade de se criar uma nova política tributária. A postulante também falou da sua experiência à frente da prefeitura de Caruaru, a exemplo da criação de creches e dos cursos de qualificação profissional.

Já o candidato João Arnaldo, que foi o terceiro participante do período da manhã, falou de sua trajetória e das ações que, caso eleito, pretende implantar no Estado. Ele respondeu perguntas sobre o equilíbrio fiscal, da necessidade de investimento na BR-232 e nas rodovias com dinheiro federal.

O primeiro postulante a falar no período da tarde foi o candidato Danilo Cabral. Ele falou da necessidade de se valorizar e de incentivar a democracia para a construção do debate, se comprometendo em implementar a Política Industrial do Estado. Cabral destacou os avanços do governo nos últimos anos, sobretudo na educação.

Já a candidata Marília Arraes, em sua participação, reiterou sobre a necessidade de manter um diálogo permanente, bem como investir na interiorização do gás para ajudar o setor do gesso, e tirar do papel a Transnordestina, o Arco Metropolitano, conceder a autonomia de Suape e apostar na integração entre as regiões por meio da aviação.

Representando o candidato Anderson Ferreira, sua candidata a vice, Izabel Urquiza, falou da coragem que o seu candidato tem para defender a chapa, as práticas e as políticas para o desenvolvimento do Estado. Ela falou ainda da necessidade de retomar as obras inacabadas e investir em infraestrutura. Izabel defendeu ainda a abertura do debate em prol do desenvolvimento de Pernambuco.