set 16, 2022

FIEPE recebe candidatos ao Senado Federal, para sabatina antes das eleições

A Federação Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) realizou mais uma edição do Diálogo das Indústrias com os candidatos, nesta quarta-feira (14), na Casa da Indústria. Dessa vez, com os postulantes ao Senado Federal. Estiveram reunidos empresários, diretores da Federação e dirigentes dos sindicatos, na oportunidade.

O presidente da FIEPE, Ricardo Essinger, disse que foi um prazer realizar esse evento e promover essa sabatina cuja intuito é conhecer as propostas dos candidatos para atuação na Casa Alta.

O primeiro candidato Gilson Machado falou da sua trajetória enquanto ministro do Turismo, das tratativas que fez em prol do setor industrial, a exemplo da autonomia de Suape, da venda de álcool 70 diretamente nas prateleiras durante o ápice da pandemia e da luta pelo Polo de Confecções. Ele respondeu perguntas dos empresários sobre infraestrutura, educação e incentivos fiscais, reiterando ser a favor das reformas tributária e administrativa.

Já o candidato Guilherme Coelho fez um panorama do cenário econômico da fruticultura no Vale do São Francisco e disse que um dos seus focos será potencializar ainda mais as exportações de frutas do Estado e fazer o mesmo com o Polo de Confecções do Agreste. Na ocasião, ele respondeu perguntas sobre o Arco Metropolitano, infraestrutura e defendeu a necessidade de reformas necessárias, como a tributária e a administrativa.

Na sua oportunidade, André de Paula ressaltou a sua biografia e destacou o empenho que terá, se eleito, para ajudar na recuperação dos setores econômicos depois da pandemia, reiterou o empenho que terá para ajudar a tirar o país do mapa da fome e para a geração de empregos, destacando a importância dos incentivos fiscais.

Nas apresentações do período da tarde, foi a vez dos candidatos Carlos Andrade Lima e Teresa Leitão. O primeiro a falar foi Andrade Lima, que destacou a importância de trazer o privado para perto, de fazer as concessões, defendendo as reformas tributária e administrativa e a manutenção da agenda trabalhista. Ele disse ainda que a sua bandeira será sempre a geração de emprego e a diminuição da máquina pública.

Teresa Leitão, por sua vez, falou da necessidade de se ter segurança institucional e de dialogar pelo setor em prol da transparência. A postulante também respondeu perguntas sobre tributação, infraestrutura, acesso a crédito e a modernização das leis do trabalho, sugerindo o aperfeiçoamento da que foi feita anteriormente.

Ao final do evento, Felipe Coêlho, diretor financeiro da FIEPE e coordenador dos Diálogos com os candidatos ao Governo do Estado e ao Senado, ressaltou que o evento teve um papel democrático fundamental para o setor e a sociedade e falou da importância do voto consciente nesta eleição. Todos os candidatos ressaltaram a importância do Sistema S e comprometeram com os projetos do setor industrial.