ago 23, 2021

ICEI apresenta estabilidade e acompanha a retomada econômica

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de Pernambuco vem sentindo os reflexos do avanço da vacinação, da redução dos casos de Covid-19 e da reabertura dos demais segmentos econômicos no Estado. A prova é que, neste mês, o índice se manteve estável após a elevação de 0,2 ponto de crescimento, em relação ao mês de julho, e alcançou a marca de 61,9 pontos – cenário considerado otimista. Esse quadro se consolida depois de uma sequência de cinco altas consecutivas e, atualmente, já está melhor se comparado ao mesmo mês de 2020, quando o ICEI estava em 58,8 pontos.

“No geral, consideramos um resultado alto e otimista, que, historicamente, é impulsionado pelo índice de expectativas para os próximos meses. No entanto, o que mais chamou atenção, este mês, foi o resultado das condições atuais, que estão mais favoráveis por conta do ritmo da vacinação e da reabertura dos setores”, analisou o economista da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Cézar Andrade.

O ICEI é obtido a partir de uma ponderação entre os resultados referentes às Condições Atuais e às Expectativas dos empresários em relação à economia brasileira, à economia do Estado e à empresa. Analisando as condições atuais, os empresários avaliaram positivamente e o índice alcançou um crescimento de 7,3 pontos, chegando a 57,6 na passagem de julho para agosto.

Este indicador voltou a crescer após queda no mês anterior e vem se afastando do cenário pessimista. Além disso, com esse avanço, a confiança em relação às condições atuais está bem acima da média histórica que é de 48,05 pontos.

Já quanto às expectativas para o futuro, em agosto, o índice caiu 0,6 ponto, mas não o suficiente para tirar o indicador de um cenário confortável, pontuando 64,1 pontos. Apesar da queda, esse índice permanece bem próximo do apresentado em fevereiro de 2020, período que antecede o início da pandemia no Estado.

Esse indicador, de maneira geral, é o que vem elevando a confiança do empresário industrial de Pernambuco, uma vez que ele tem permanecido sempre acima dos 50 pontos nos últimos meses.

Metodologia:

Os indicadores variam no intervalo de 0 a 100. Valores acima de 50 indicam situação de melhora ou expectativa otimista. O ICEI é elaborado mensalmente pela FIEPE, por meio do Núcleo de Economia, utilizando os resultados da Sondagem Industrial da CNI aplicada junto aos 26 estados da federação e do Distrito Federal.