Notícias

Notícias

jan 14, 2021

Indústria de PE é uma das que mais cresce no País, em 2020

A produção industrial de Pernambuco cresceu 10% em novembro de 2020, na comparação com o mesmo mês de 2019, segundo dados divulgados, hoje, pelo IBGE. Considerando este cenário, a indústria local foi uma das que mais cresceram neste período, abaixo apenas da do Paraná (14%) e da de Santa Catarina (11,1%). No entanto, analisando os dados do acumulado do ano (janeiro a novembro de 2020), o resultado também foi positivo, embora menor, de 3,2%, enquanto que, na passagem de outubro para novembro daquele ano, houve uma queda de 1%.

Entre as quedas, Pará (-5,3%) e Mato Grosso (-4,3%) apontaram os recuos mais intensos no mês, com o primeiro marcando o terceiro mês seguido de queda na produção e acumulando nesse período redução de 10,4%; e o segundo voltando a recuar após crescer 0,8% em outubro último. Pernambuco (-1,0%), Espírito Santo (-0,9%) e Goiás (-0,9%) assinalaram os demais resultados negativos nesse mês.

“Apesar de negativo, pode-se dizer que esta leve queda teve a ver com o período da eleição, que, de certo modo, suspendeu um pouco o ritmo do debate sobre as pautas econômicas. É tanto que, na minha análise, esse número pode ser considerado quase que uma estabilidade, pois não afetará o desempenho da produção como um todo em 2020, já que tanto no acumulado do ano quanto na comparação dos meses de novembro (2019/2020) os resultados foram muito bons e colocaram Pernambuco como um dos estados com o melhor desempenho do País”, explicou o economista da FIEPE, Cézar Andrade.

compartilhe