set 19, 2022

Indústria e Forças Armadas: dia de troca e aprendizado durante visita à FIEPE

A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) recebeu uma comitiva da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), na última quinta-feira, na Casa da Indústria, em Santo Amaro. Composta por majores, capitães e coronéis, a equipe participou de uma série de palestras sobre o Sistema FIEPE, economia, balança comercial e tiveram a oportunidade de conhecer também as iniciativas desenvolvidas pelo SENAI no estado de Pernambuco.

O 2º vice-presidente da FIEPE, José Antônio de Lucas Simón, fez as honras da casa para a comitiva, destacando todo o trabalho desempenhado pela Federação à frente da defesa do setor e também do compromisso com a indústria de Defesa, por meio do seu Comitê da Indústria da Defesa (COMDEFESA).

Chefe da Comitiva, o Coronel Anselmo destacou que a viagem dos militares para Pernambuco se trata de uma busca contínua pelo aprendizado em relação à cadeia produtiva de cada estado do País. Para ele, o momento busca complementar, na prática, o que eles vêm aprendendo.

O gerente de Relações Industriais da FIEPE, Abraão Rodrigues, trouxe os detalhes da atuação do Sistema FIEPE, por meio da própria Federação, do SENAI-PE, do SESI-PE e do IEL-PE, mostrando o desempenho frente à pandemia, à defesa da indústria, bem com ressaltou os números da educação e saúde das nossas instituições.

O economista da FIEPE, Cézar Andrade, fez uma apresentação sobre os dados do segmento e mostrou como está o desempenho da economia pernambucana. Na oportunidade, ele falou sobre a caracterizacão de como é composta a economia de Pernambuco, a produção industrial, desemprego, desindustrialização e também sobre as projeções para a recuperação da economia no pós-pandemia.

Já o coordenador do Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEPE, Carlos Fontes, trouxe detalhes do mercado internacional, mostrando como a balança comercial do nosso estado está posicionada em relação aos demais estados do Nordeste e com o próprio País. Ele abordou ainda os efeitos da guerra entre a Rússia e Ucrânia, detalhando os impactos para a cadeia global.

A diretora regional do SENAI-PE, Camila Barreto, também esteve no encontro. Na ocasião, ela apresentou o funcionamento e os projetos desenvolvidos pelo Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs) e também com a NASA, mais recentemente.

Participaram também do encontro o presidente da FIEPE, Ricardo Essinger, o diretor financeiro da FIEPE, Felipe Coêlho, o assessor de relações institucionais do Comando Militar do Nordeste (CMNE), o General de Divisão Geraldo Gomes de Mattos Filho, e o Coronel Almir.