maio 29, 2021

Indústrias se capacitam para implantar a LGPD

Realizado pela Confederação das Indústrias do Estado de Pernambuco (CNI) e pelo Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), as indústrias pernambucanas participaram do evento Diálogos Industriais Virtuais na última quinta-feira (27). Com o apoio da FIEPE, o encontro abordou a temática da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) sob a ótica da indústria e do uso de planilha para graduar o negócio à frente da nova norma.

Ministrado pelo advogado, engenheiro florestal e mestre em governança e sustentabilidade, Rodrigo Meister, o evento abordou os preceitos e as soluções para que as empresas consigam usar ferramentas e um bom software para fazer cumprir a Lei. “A ideia é mostrar aqui formas para que você faça isso sozinho com os devidos cuidados. Eu posso ceder meus dados, mas desde que as pessoas autorizem e saibam o que posso fazer com eles”, falou na ocasião.

A oportunidade foi bastante proveitosa para os participantes que puderam ver na prática como a nova norma seria aplicada. Em resumo, segundo explicação de Meister, a LGPD dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade.