set 13, 2022

Ministro do Meio Ambiente fez visita à FIEPE

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, visitou a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), na manhã desta terça-feira (13). Na ocasião, ele foi recebido pelo presidente, Ricardo Essinger, empresários e executivos do Sistema. A pauta abordou a descarbonização da indústria e o hidrogênio verde.

Na oportunidade, Essinger destacou a importância de receber o ministro para debater temas tão importantes para a sociedade e para a indústria. O presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente (Contema), Anísio Coellho, também fez as honras da casa e detalhou o trabalho desempenhado pelo Contema ao longo dos últimos anos.

Na visão dele, a descarbonização é um tema complexo, mas que traz inúmeras oportunidades para o Brasil. Anísio falou da necessidade de o Brasil apostar mais na comunicação para mostrar que o Brasil é uma potência, bem como apresentou também as políticas de emissões em Pernambuco.

A diretora Regional do SENAI-PE, Camila Barreto, e o diretor de Inovação e Tecnologia Industrial, Oziel Alves, também estiveram presentes na reunião e, na oportunidade, apresentaram detalhes do projeto TechHub – resultado de uma parceria entre a CTG Brasil, o SENAI Nacional, o SENAI Pernambuco e o Governo do Estado, que deverá atrair para Suape investimentos de R$ 45 milhões ao longo dos próximos três anos. A ideia é que, no futuro, mais projetos façam parte desse novo hub tecnológico.

O 3º vice-presidente da FIEPE e presidente do Sindaçúcar, Renato Cunha, falou da realidade do seu setor e da necessidade de se debater essas temáticas, sobretudo pela transição do etanol. O diretor financeiro, Felipe Coêlho, chamou atenção para o estímulo à competitividade da indústria e de como atrair investimentos por meio do hidrogênio verde e da descarbonização são essenciais.

O ministro Joaquim Leite disse ter gostado das apresentações e de ter ficado por dentro do que está sendo feito em Pernambuco. Ele aproveitou o momento para falar das iniciativas do Ministério, como as Salas Verdes, dos detalhes da reunião dos ministros do Meio Ambiente no G20, os caminhos para a industrialização verde do Brasil, entre outros temas.

Além deles, participaram do encontro o 2º vice-presidente, José Antônio de Lucas Simón, o diretor administrativo da FIEPE, Bruno Veloso, o superintendente da FIEPE e do IEL-PE, Israel Erlich, o diretor do Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias (Sinddoces), Severino Marcelino, o gerente de Negócios do ISI-TICs, Ernani Azevedo, o gerente de Relações Industriais da FIEPE, Abrãao Rodrigues, e o membro do Contema e do FIEPE Jovem, Hermeson Ferreira e o candidato ao Senado por Pernambuco, Gilson Machado.