Notícias

Notícias

out 26, 2022

No VIII Seminário de Energia Elétrica e Recursos Hídricos, especialistas defendem o desenvolvimento sustentável

O auditório da Casa da Indústria ficou lotado, nesta terça-feira (25), durante o VIII Seminário de Energia Elétrica e Recursos Hídricos, realizado pela Federação das Indústrias do Estado (FIEPE) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Pernambuco (SEBRAE-PE). O evento recebeu 422 participantes além de especialistas para debater temáticas como hidrogênio verde, biometano e sobre a importância do Rio São Francisco.

Presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente (Contema) da FIEPE, Anísio Coelho realizou a abertura do evento falando sobre as mudanças de padrão que vêm sendo necessárias para um consumo mais sustentável e que a nossa civilização não pode mais ignorar questões como, por exemplo, as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade. “Que, com essas palestras, todos possam adquirir mais conhecimento para colaborar por um mundo mais justo e igual”, afirmou.

Para o presidente do Conselho Temático de Infraestrutura, Fernando Teixeira, o Seminário de Energia e Recursos Hídricos é, sem dúvida, um encontro que mostra a disposição da FIEPE em atuar em atividades em diversos segmentos. “Ficamos entusiasmados com o evento e queremos repetir oportunidades tão importantes como essa nos próximos anos”, destacou.

O evento foi dividido em dois momentos. O painel 1 contou com nomes como Carlos Mariz, presidente da Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN); José Valverde, coordenador do Programa de Hidrogênio Verde da CTG Brasil; e Fernando Jucá, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco. Os especialistas abordaram temas como a expansão do setor nuclear, o papel da segurança nuclear, desmistificando o fato de que esse tipo de energia seja insegura. Além disso, o painel também abordou os projetos voltados para o hidrogênio verde e sobre o contexto internacional do setor de biometano, com a ideia de que, quando se conjuga crescimento do uso dessa energia com a redução de emissão, há desenvolvimento.

Já o painel 2 contou com as palestras do presidente da Chesf, Fábio Alves, e do diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Porto de Suape, Carlos Cavalcanti. Os especialistas falaram, entre outros assuntos, sobre a capacidade instalada de energia elétrica no Brasil, que chega a 57%, e a previsão para os próximos anos, além do investimento em abastecimento de água para Pernambuco.

compartilhe

A FIEPE usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.