Notícias

Notícias

set 10, 2020

Pernambuco tem maior crescimento do País, revela IBGE

A produção Industrial de Pernambuco voltou a crescer em julho de 2020. Comparando com o ano anterior, o aumento foi de 17%, levando o Estado a ter o maior crescimento entre as 14 federações pesquisadas. O resultado também foi superior à média nacional (-3,0%) e a do Nordeste (0,9%). Dentre os setores que impulsionaram o resultado positivo, destacam-se: fabricação de outros produtos químicos (46,7 %), fabricação de bebidas (41,1%) e fabricação de produtos têxteis (31,3%).

Na passagem do mês de junho para julho, Pernambuco cresceu 9,5%. Na comparação com junho deste ano, a elevação foi de 9,5% e se configura como o terceiro resultado positivo consecutivo após os declínios causados pelos efeitos do isolamento social. Apesar do bom desempenho mensal, vale salientar que junho foi o mês da flexibilização da reabertura da economia, e, em julho, a população se sentiu mais confiante para consumir.

No acumulado do ano de janeiro a julho, o resultado foi diferente dos apresentados anteriormente, pois, a produção industrial recuou 0,7% – se comparada ao mesmo período do ano passado. Apesar da indústria ensaiar uma recuperação, ainda não é o suficiente para suprir os danos causados pela pandemia no início do ano e também se a produção industrial fechará o ano com números positivos.

Entre os setores que contribuíram para esse resultado negativo, destacam-se a fabricação de outros equipamentos de transporte, exceto veículos automotores (-80,3%); materiais elétricos (-19,2%) e metalurgia (- 14,6%). Por ser considerado um bem essencial, o setor de alimentos cresceu 18,3%. Outra notícia boa é que Pernambuco apresentou menor recuo entre a média nacional (-9,6%) e a Nordeste (- 8,0%), e também entre os estados pesquisados registrou a menor queda.

compartilhe

A FIEPE usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Saiba mais.