nov 11, 2020

Produção industrial cresce em PE

A produção industrial de Pernambuco seguiu a tendência de crescimento apresentada no mês de agosto de 2020. Em setembro, a indústria cresceu 7,5% em comparação com o mesmo período do ano passado, deixando o Estado na quinta posição dentre as federações que mais cresceram.

O resultado também foi superior à média nacional (3,4%) e a do Nordeste (-19,8%). Dentre os setores que que impulsionaram o resultado, destacam-se: Borracha e plástico (19,0%), Têxtil (15,0%) e Minerais não-metálicos (14,4%).

Entretanto, na passagem do mês de agosto para setembro, Pernambuco recuou 1,3% e ficou entre os quatro estados que tiveram desempenho negativo neste critério de comparação. É o segundo mês consecutivo de queda em relação aos meses anteriores, que pode ser justificado pelo estoque gerado nos meses de bom desempenho após a flexibilização da economia.

No acumulado do ano, a indústria pernambucana cresceu 1,8%. No acumulado do ano de janeiro a setembro, após meses de resultados negativos, Pernambuco apresentou crescimento pelo segundo mês consecutivo. Em comparação com o mesmo período do ano passado, a indústria cresceu 1,8%, ficando entre as quatro únicas federações que apresentaram desempenho positivo neste critério de comparação.

Entre os setores que contribuíram para esse resultado positivo, destacam-se a Fabricação de produtos alimentícios (14,9%), Fabricação de produtos de borracha e de material plástico (8,9%) e fabricação de bebidas (4,4%). Este resultado já mostra um cenário em que a indústria pernambucana possa fechar o ano com a sua produção positiva, levando em consideração que nos próximos meses ainda teremos o impacto da safra de cana-de-açúcar e os preparativos para as festividades de fim de ano.