fev 15, 2022

Produção industrial de Pernambuco caiu em dezembro, revelam os dados do IBGE

A indústria pernambucana encerrou o ano de 2021 com uma queda na sua produção, de 0,4%, no acumulado de janeiro a dezembro. É o que revela a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), compilada e analisada hoje pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE). O desempenho estadual ficou abaixo da média nacional, que cresceu 3,9%, e acima do resultado regional, que retraiu 6,2%.

Na análise do economista da FIEPE, Cézar Andrade, vários fatores podem explicar esse desempenho desfavorável da indústria pernambucana. “O primeiro deles pode estar associado às dificuldades que os empresários estão enfrentando para conseguir matéria-prima para sua produção e o alto preço delas”, disse.

Ele destacou ainda que questões como o alto custo de energia, a elevada taxa de câmbio e a alta carga tributária também contribuíram para que esse cenário acontecesse. Por isso que os setores de fabricação de produtos têxteis (- 9,1%), fabricação de outros produtos químicos (-6,2%) e fabricação de bebidas (-5,5%) registraram quedas tão representativas no mesmo período.

Outros, que chegaram a apresentar bons resultados em 2020 – no início da pandemia, também despencaram em 2021. Foi o caso de setores tidos como essenciais, como o de alimentos (o que tem mais peso na indústria local). Em 2020, chegou a crescer 9,7%, gerando estoques. Ano passado, decresceu 2,0%. O caso se repetiu com os segmentos de material de higiene e borracha e plástico.

Na passagem mensal, de novembro a dezembro, Pernambuco não apresentou qualquer variação, com crescimento equivalente a zero, ficando abaixo do desempenho médio nacional e da região Nordeste, que cresceram nesse período 2,9% e 1,0%, respectivamente. Esse resultado deixa o Estado na 10ª posição dentre as 14 federações pesquisadas e com o segundo melhor desempenho dentro os estados do Nordeste contemplados na pesquisa.

Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além da FIEPE – que realiza a defesa de interesse do setor produtivo – conta ainda com o SESI, o SENAI e o IEL. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. O SENAI-PE, além de formação profissional, atua em metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.