abr 28, 2023

Realizado pelo Contema, FIEPE Ambiental discute questões ambientais, sociais e de governança

O Conselho Temático de Meio Ambiente (Contema) da FIEPE realizou, nesta quinta-feira (27), mais uma edição do FIEPE Ambiental, com transmissão ao vivo e online a partir da Casa da Indústria. Na ocasião, a temática ESG, que envolve questões ambientais, sociais e de governança foram discutidas entre os participantes e palestrantes convidados.

O presidente do Contema, Anísio Coelho, destacou que as temáticas precisam ser trabalhadas e discutidas com mais frequência dada a importância delas. Durante o evento, Anísio pontuou, ainda, que a cultura do ESG (Environmental, Social and Governance) apenas chegará por meio de muito debate, informação e conhecimento, além de ressaltar que não há outro caminho senão a economia circular.

Sobre o assunto, o palestrante Francisco de Castro, mestre em direito comunitário europeu com ênfase em políticas europeias de combate ao aquecimento global, destacou em sua apresentação o lançamento da norma brasileira PR 2030 da ABNT, que dispõe sobre requisitos e metodologia focada em implementar os dispositivos referentes ao ESG em empresas. O palestrante convidado também falou sobre a importância da realização de um diagnóstico por parte das organizações para que comecem a atuar de forma socialmente mais responsável.

Já o diretor da área de Metais e Sustentabilidade do Grupo Moura, Flávio Bruno Sousa, explanou sua percepção sobre a importância que o tema vem ganhando ainda mais nos últimos anos e destacou que não há mais como definir estratégias de negócio e de sustentabilidade, uma vez que estão completamente integradas. Flávio pontuou, ainda, que, enquanto empresa, o grande desafio de uma gestão sustentável é equilibrar as áreas social, ambiental e econômica.