set 04, 2019

Reflexos das Reforma Trabalhista no mercado são debatidos em palestra, na FIEPE

Empresários e colaboradores do setor industrial participaram de palestra sobre a Reforma Trabalhista, nesta terça-feira (3) na Casa da Indústria, em Santo Amaro. Promovido pela Gerência de Relações Industriais da FIEPE em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) contou, desta vez, com a instrução da consultora da CNI, Maria Inez Diniz de Medeiros.

A capacitação ocorreu para atualizar o mercado com relação à matéria trabalhista, de forma que as empresas apliquem as diretrizes ao seu dia a dia e não sejam penalizadas pela fiscalização do Ministério de Trabalho.

“Estamos vivendo uma transição de costumes, e rica de mudanças, com a Reforma Trabalhista e temos que nos adequar o mais rápido possível”, destacou Inez, que pontuou ainda que é preciso estar atento às mudanças que continuam acontecendo, a exemplo da Medida Provisória que prevê a liberdade econômica. “Foram acrescidos vários conceitos diferentes na legislação trabalhista e, portanto, é crucial que vocês (empresários) estejam cientes para definir, interagir e impor condutas mais assertivas”, disse.

Maria Inez esclareceu ainda para os participantes outros pontos sobre modelos de intervalo, intrajornada e compensação de banco de horas, além de ter debatido sobre a jornada de trabalho 12 por 36 e as particularidades da MP da Liberdade Econômica.

O texto a que a consultora se referia, a MP 881, busca desburocratizar os processos para empresas e empreendedores. Entre as principais mudanças, a proposta flexibiliza regras trabalhistas e elimina alvarás para atividades de baixo risco.

PDA
A ação faz parte do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), que estimula a capacitação no setor industrial, resultando em empresas e profissionais mais eficientes e estruturados para desenvolver suas atividades. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) é parceira da FIEPE no desenvolvimento do PDA.