set 25, 2019

Na FIEPE, debate sobre reforma tributária reúne empresários

Fortalecer o debate sobre a reforma tributária para tornar a economia mais competitiva. Esse foi o objetivo da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) ao propor um evento sobre o tema nesta terça-feira (24), no auditório térreo da Casa da Indústria. O evento gratuito foi aberto ao público.

“Vivemos uma época em que o custo com funcionários administrativos dentro de uma indústria é maior do que os gastos com profissionais do chão de fábrica. Baixar e simplificar esses caminhos tortuosos chega a ser imperativo e deve ser premissa para qualquer proposta de reforma”, destacou o presidente do Sistema FIEPE, Ricardo Essinger.

Para conversar com o público, a Federação convidou o ex-ministro da Previdência Social e atual diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF), Nelson Machado, e o gerente de Política Fiscal e Tributária da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Mário Sérgio Carraro. Na oportunidade, os dois conversaram sobre as propostas em discussão em prol da reforma. Questões como cumulatividade e desvantagem na concorrência internacional, deficiências na compensação e no ressarcimento dos créditos tributários, complexidade e insegurança jurídica, além dos detalhes da PEC 45/2019, foram abordadas.

Carraro defendeu ainda a realização de uma reforma tributária que torne a indústria brasileira mais competitiva e contribua para o crescimento econômico do Brasil. “A falta de competitividade da indústria brasileira está intimamente ligada à ineficiência do sistema tributário”.