ago 14, 2019

Reunião ordinária do Contema projeta seminários e debates para o setor industrial

O Conselho Temático de Meio Ambiente (Contema) da FIEPE realizou sua segunda reunião ordinária, nesta terça-feira (13), na sala Porto da Casa da Indústria.  Na ocasião, o presidente do grupo, Anísio Coelho, manteve os membros do Conselho por dentro das tratativas junto ao Ibama e sobre os acontecimentos e debates voltados ao assunto no plano nacional.

Na oportunidade, a diretora do Instituto SENAI Meio Ambiente, Ana Barbosa, aproveitou para apresentar os produtos e serviços oferecidos pelo SENAI nas áreas de tecnologia e inovação, para atender às necessidades das indústrias. De acordo com ela, a instituição conta com profissionais capacitados para atuar com metrologia (por meio de medições qualitativas e quantitativas) para atender às exigências das principais legislações ambientais. Na unidade do SENAI no Paulista, as indústrias têm a oportunidade de fazer avaliações da qualidade da água, dos efluentes e do ar.

O encontro contou ainda com as apresentações sobre o V Seminário de Energia e Recursos Hídricos, do projeto Tampinha Legal e do projeto de Economia Circular, feitas por Rodrigo Pinheiro (coordenador comercial da FIEPE), Solange Macêdo (executiva do Simpepe) e Maurício Laranjeira (gerente de Relações Industriais da FIEPE).

Além disso, o presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de Pernambuco (Sindirepa), Pedro Paulo Moraes, aproveitou para comunicar a realização do Seminário em parceria com a FIEPE, voltado para o seu público alvo.  A ideia do evento é abordar o licenciamento ambiental e a logística reversa na cadeia da reparação automotiva.

O vice-presidente do Contema, Otiniel Barbosa, também esteve presente no debate, que contou ainda com as visitas dos presidente e vice-presidente do Sindicato de Gestão e Resíduos Gerais (Sindigrega), Alberto Rodrigues e Fernando Affonso, respectivamente.