fev 14, 2023

Sindicatos associados à FIEPE participam da 1ª Reunião Ordinária da GERI

Dirigentes e presidentes de 11 sindicatos associados à Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) participaram da 1ª Reunião Ordinária da Gerência de Relações Industriais (GERI), nesta segunda-feira (13), no auditório do 1º andar da Casa da Indústria. Na pauta, assuntos como Política Industrial de Estado, oportunidades de financiamento e contribuições de Defesa de Interesse da Indústria foram debatidos na ocasião.

Em sua apresentação, o diretor Financeiro e coordenador da atualização da Política Industrial, Felipe Coêlho, apresentou os detalhes da Política para os presentes. “Defendemos que esse documento seja uma política de estado e a ideia é que ele seja monitorado tanto por nós do setor quanto pela governadora Raquel Lyra, que, inclusive, já recebeu esse material em mãos”, disse. O documento foi apresentado também aos empresários do setor de Petrolina e Araripina.

O documento reúne propostas para melhorar o ambiente de negócios do estado, bem como visa estimular a competitividade e a produtividade do setor industrial. “O que mais nos preocupa é melhorar a competitividade da indústria pernambucana, cuja participação no PIB chegou a ser de 33,8%, e hoje é de 20,3%. Isso é muito preocupante e queremos atuar junto com o Governo do Estado para reverter esse quadro”, comentou, acrescentando também que, em termos de competitividade, o nosso estado é um dos mais difíceis para fazer negócio.

Em seguida, foi a vez da gerente substituta da Finep, Rafaelly Fortunato, falar dos diversos tipos de aportes financeiros para as empresas. Ela detalhou as linhas de crédito para as empresas e frisou que objetivo da instituição é oferecer incentivos para que as empresas de base tecnológicas sejam beneficiadas, a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos.

FIEPE – OPORTUNIDADES FINEP – FEV. 2023 (1)